2

#028 – Filosofia Africana: Afroperspectiva, com Renato Noguera – Filosofia Pop


Murilo Ferraz, Marcos Carvalho Lopes e Adilbênia Machado recebem Renato Noguera, Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde coordena o laboratório de estudos afro-brasileiros e indígenas para falar sobre Afroperspectiva.

Catarse Filosofia Pop
No dia 2 de maio de 2016 o podcast Filosofia Pop completa 1 ano de existência! Para comemorar esta data, iniciamos um projeto no Catarse para transcrever os 25 episódios deste primeiro ano. Estamos pedindo o seu apoio neste projeto, que vai permitir o acesso do conteúdo produzido nos podcast às pessoas com deficiência auditiva, além de permitir a elaboração de outros materiais a partir do texto. Desde já agradecemos seu apoio.

Acesse o projeto no Catarse em: https://www.catarse.me/filosofiapop-transcricao

A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais.

Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia.

Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes.

Você pode também enviar um e-mail para contato@filosofiapop.com.br. Visite o site do Filosofia Pop.

Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes.

Siga o Filosofia Pop no Twitter.

Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop!


Sobre o Renato Noguera

Renato Noguera
Renato Noguera é Professor Adjunto de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro), e, do Laboratório Práxis Filosófica de Análise e Produção de Recursos Didáticos e Paradidáticos para o Ensino de Filosofia (Práxis Filosófica) da UFRRJ. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), suas investigações se concentram em três linhas de pesquisas principais: 1ª) Ensino de Filosofia e os conteúdos obrigatórios de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígenas (um projeto “guarda-chuva” que inclui pequenos projetos que dialogam entre si tais como um que está sendo desenvolvido via PIBIC/UFRRJ, orientação de iniciação científica, e uma pesquisa via FAPERJ para melhoria das escolas públicas no estado do Rio de Janeiro. 2ª) Racismo, Biopoder, Devir Negro e Diferença: Subjetividade, Ética e Política nas filosofias de Foucault e Deleuze. 3ª) Ética e Política na Filosofia africana. Esta última inclui outras subáreas além da ética e política, tais como ontologia e história da filosofia africana, trazendo à luz estudos na área de História do Egito antigo, investigações acerca do panorama político afrodiaspórico e de textos de filosofia africanos antigos e contemporâneos. Renato Noguera é autor do livro Ensino de Filosofia e a Lei 10639; Era uma vez no Egito, obra infanto-juvenil que trata de filosofia africana antiga, trazendo debates e interpretações de textos de filósofos como Ptah-Hotep e Amon-Em-Ope. Este último, voltado principalmente para crianças e adolescentes, apresenta filosofia do antigo Egito. Noguera também escreve literatura infantil, com destaque para a Coleção Nana & Nilo.

Site Nana & Nilo
Página do Nana & Nilo no Facebook
Lattes do Renato Noguera


Comentados no episódio

1h14m30s – Indicações de livros, músicas e vídeos

Indicações do Renato Noguera:

Livros

Livros Nana & Nilo
O ensino de Filosofia e a lei 10.639

DVDs

Kickante DVD Nana & Nilo e os Animais

Indicações do Marcos:

Livros

Renato Noguera, Ronie Alexsandro Teles da Silveira e Sérgio Schaefer – O Samba e a Filosofia
Ronie Alexsandro Teles da Silveira – O Carnaval e a Filosofia

Murilo Ferraz

Graduado em Ciência(s) da Computação, fotógrafo amador e agora podcaster

2 Comentários

  1. Eu amo muito o conteúdo que vocês produzem. Vocês me causam diversas dúvidas e solucionam elas ao mesmo tempo. Obrigado por esse site incrível <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *