15 comentários

Filosofia Pop #007 – Filosofia como modo de vida


Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Eduardo Ferraz Franco, Mestre em Filosofia pela UFG, punk e capoeirista, para falar sobre a Filosofia como forma de vida. Saiba qual é a filosofia do punk, como é a vivência da capoeira e o que é preciso para terminar um curso punk.

A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais.

Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia.

Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes.

Você pode também enviar um e-mail para contato@filosofiapop.com.br.

Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes.

Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop!


Sobre o Eduardo Ferraz Franco

Imagem Punk
Eduardo Ferraz Franco é mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), punk e capoeirista. Escreveu sua dissertação sobre os animais em Schopenhauer e vivencia a filosofia no seu dia a dia.

É integrante da banda punk Anak Krakatau.

Schopenhauer e o vegetarianismo – Revista Lampejo
Dissertação de mestrado do Eduardo
eferrazfranco@hotmail.com


Comentados no episódio

0h01m02s – Pauta principal
Arthur Schopenhauer
Arthur Schopenhauer
(22/02/1788 Gdańsk, Polônia – 21/09/1860 Frankfurt, Alemanha)
Friedrich Nietzsche
Friedrich Nietzsche
(15/10/1844 Röcken, Prússia – 25/09/1900 Weimar, Saxônia)
Sócrates
Sócrates
(469 a.C. Atenas, Grécia – 399 a.C. Atenas, Grécia)
Antístenes
Antístenes
(445 a.C. Atenas, Grécia – 365 a.C. Atenas, Grécia)
Diógenes de Sinope
Diógenes de Sinope
(412 a.C. Sinop, Turquia – 323 a.C. Corinto, Grécia)
Epicuro
Epicuro
(341 a.C. Samos, Grécia – 270 a.C. Atenas, Grécia)
Esa Saarinen
Esa Saarinen
(27/07/1953 Hyvinkää, Finlândia – )
0h54m26s – Indicações de livros, músicas e vídeos

Indicações do Eduardo:

Livros

História do Pensamento Ocidental - Bertrand Russel
História do Pensamento Ocidental – Bertrand Russel
Movimento Punk na Cidade - Janice Caiafa
Movimento Punk na Cidade – Janice Caiafa

Documentários

Coquetel Molotov – Punk Molotov (1983)

PUNKS(1983)

Fernando Meirelles – Punks do Subúrbio(1983)

Bandas

Anarcoólatras (4 sons)

Cólera – Pela Paz

Indicações do Marcos:

Livros

Murilo Ferraz

Graduado em Ciência(s) da Computação, fotógrafo amador e agora podcaster

  • Caio

    Gostaria de parabenizar pela excelente iniciativa e o trabalho que vocês vem fazendo com o podcast. Realmente faltava um material deste tipo aqui no Brasil. Descobri vocês através de um questionário de um professora no meu curso de graduação em filosofia. Ela pediu pra escrevermos onde complementamos, na internet, o estudo de filosofia e disse que ficou apavorada com nossas referências rsrsrs. As minhas eram mais de Youtube: Philosophical Overdose, Crash Course, Wisecrack, Prof Cláudio Costa, dentre outros professores. Não sei se vocês conhecem esses canais.
    Sobre o episódio “Filosofia como modo de vida”, eu havia escrito um texto em que defendia, em determinado momento, que a filosofia discutida como modo de vida é somente um aspecto da filosofia e seria o mais pobrezinho por talvez pressupor determinadas posturas filosóficas, éticas que dependem dos autores a quem você recorre e se identifica. E que justamente esse aspecto poderia cair num viés dogmático da filosofia. O Murilo, logo no início, levantou essa dúvida.
    Para minha surpresa, o Eduardo conseguiu explicitar bem que, ao contrário de levar uma vida dogmática, a filosofia como modo de vida pode ser aplicada como uma constante experimentação de si mesmo. Estar em constante postura reflexiva, e observando a filosofia, você conseguir aplicar ela na sua relação com o mundo.
    Parabéns mais uma vez, já escutei vários outros podcasts e venho aqui incentivar o trabalho de vocês, e espero que vocês continuem. Até me disponho em ajudar da forma que eu puder, caso vocês precisem.
    Um abraço,
    Caio Britto de Moraes

    • Oi, Caio. Muito obrigado pelo seu comentário, é muito legal saber que tem gente compartilhando em sala de aula o material que a gente produz.

      Desses canais que você citou eu conheço o Crash Course. Vi os primeiros episódios mas não segui acompanhando. De podcasts de Filosofia, tem o Não Obstante, do Marcos Beccari e Daniel Portugal. http://filosofiadodesign.com/nao-obstante/

      O que eu acho muito interessante é a postura do Eduardo de (tentar) colocar em prática o discurso.

      Obrigado pela força, espero seus comentários nos próximos episódios.

  • Karine Assis

    Sensacional. Saudades desse punk maluco.

  • Neto JJ

    Esse foi o segundo cast que ouvi de vocês e quero dizer que amei a junção do estudo da filosofia com o movimento punk e a capoeira. É bem raro encontrar uma galera discutindo filosofia de maneira interessante e descontraída, nesse sentido vocês tão de parabéns. Ganharam mais um seguidor e desejo vida longa ao Filosofia Pop

    • Obrigado, @neto_jj:disqus. Esse programa foi muito especial pra mim por ter gravado com o meu irmão. Bom saber que tem agradado tanto.

      Espero seus comentários nos outros episódios.

      Abraço.

  • Bruna

    Oi, pessoal! To bem feliz por ter encontrado os podcasts do Filosofia Pop e, em especial, este com o Eduardo. Posso estar enganada, mas acho que já cheguei a topar com ele algumas vezes na época em que eu cursava Letras na UFG. Apesar de me interessar muito pelo movimento punk da cidade, eu era muito reprimida pra tentar puxar assunto com os caras (ou com as poucas minas). Mas confesso que quando encontrava com um grupo nos pontos de busão, por exemplo, eu ficava beirando pra tentar ouvir as conversas hahaha Quando ouço podcasts sobre assuntos que me interessam, parece que estou ouvindo/conversando com amigos. Gostei muito das indicações. Obrigada por nos deixarem beirar as conversas de vocês! ^.^

    • Olá, @disqus_dVlsOWJwG4:disqus! Que bom que gostou do programa! É muito legal o seu comentário, fico muito feliz em saber que estamos passando essa sensação de uma conversa mais intimista.

      Espero você nas próximas conversas!

      Abraço.

  • Alex Martins

    Olá pessoal, parabéns pelo programa.
    Achei muito bom o zine que o Eduardo leu,
    compartilhei no meu site, assim como o audio do programa
    http://bit.ly/1l6fNvE

    um abraço

    • Olá, @disqus_K3NmmGD7HM:disqus. Que bom que curtiu o programa. Acho legal compartilhar o episódio mas seria bacana se incorporasse o nosso player para constar os downloads nas nossas estatísticas. Basta clicar no link “Incorporar” logo abaixo do player e o código aparece.

      Abraço.

      • Alex Martins

        Valeu Murilo,
        Sempre que possível eu evito incorporar o audio das coias que publico para poder ficar independente do servidor e da estrutura de onde publico, o podCast Fronteitas da Ciência do qual sou CDc no Facebook eu faço a mesma coisa, copio o programa pra outro lugar para ficar um backup a mais e conseguir deixar meu site independente da fonte original e não é por maldade nenhuma e sim porque já tive muitas postagens nos meus blogs que deixaram de serem funcionais porque o site original apagou o conteúdo ou simplesmente não existe mais.
        Veja pelo lado bom, mesmo que o filosofia pop sair do ar e deixar de existir, ou apenas sair do ar por problemas técnicos, no meu site vai ter uma cópia lá e o legado vai ser mantido mesmo que vocês nem existam mais.

        Um abraço pessoal

      • Alex Martins, o conteúdo está aí disponível, tenho meus backups.

        Às vezes criamos justificativas para nós mesmos para as coisas que fazemos e que só fazem sentido para nós mesmos. Não vou impedir ninguém de copiar os episódios e disponibilizar em outro local, só peço que não façam.

        Quando publiquei este episódio, pedi autorização do Eduardo para colocar uma foto e disponibilizar as músicas da banda dele para download. Ele não autorizou e não coloquei. Acho que seria um desrespeito a ele e ao trabalho dele se fizesse.

        Por outro lado, utilizo músicas com direitos autorais (das quais não tenho direito de reprodução) em vários episódios do podcast. Posso criar muitas justificativas para isso mas não muda o fato de eu não ter autorização para fazer isso e mesmo assim colocar.

        Não aprovo a disponibilização de cópia do programa, gosto de ter controle das estatísticas de download. Achei legal pelo menos você ter colocado link para o post original do podcast.

        Faça como quiser.

        Abraço.

      • Alex Martins

        Ok, ve lá se está melhor agora.
        Estava vendo aqui e 53 pessoas escutaram pelo meu link
        Um abraço

  • Fábio Fontana de Souza

    Parabéns pelo podcast, nos anos 80 tive contato com a cultura punk, não de forma tão atuante como o Eduardo, mas busquei ler e ouvir muita coisa. Muito provavelmente meu interesse por pedagogia derive do contato com a cultura punk.
    Estou com todos os poodcast(s) salvos aos poucos vou comentando.
    Um forte abraço,
    Fábio

    • Fábio Fontana de Souza

      Só completando filosofia na pedagogia (utilizo vários referenciais, em especial a teoria crítica).

    • Obrigado, Fábio. Espero seus comentários nos próximos episódios. É muito legal ter o retorno e o apoio dos ouvintes. Neste episódio foi muito bacana mostrar como o meu irmão vê a vida, como pensa o mundo.

      Abraço.