10 comentários

Filosofia Pop #036 – Religiosidade Brasileira


Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Ronie Silveira, Doutor em Psicologia, Mestre em Filosofia e organizador de diversos livros para falar sobre a religiosidade brasileira.

Promoção do livro Canção, Estética e Política – Ensaios legionários.

Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia.

Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes.

Twitter: @filosofia_pop
Facebook: Página do Filosofia Pop
YouTube: Canal do Filosofia Pop
e-mail: contato@filosofiapop.com.br
Site: http://filosofiapop.com.br
Podcast: Feed RSS

Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop!


Sobre o Ronie Silveira

Ronie Silveira
Ronie Silveira é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor na Universidade Federal do Sul da Bahia.

Ronie editou diversos livros sobre Filosofia e Cultura Brasileira .

Site de Ronie Silveira
Site da Editora Fi
Livro O Carnaval e a Filosofia
Currículo Lattes


Comentados no episódio

1h16m30s – Indicações de livros, músicas e vídeos

Indicações do Ronie:

[Livro] A religiosidade Brasileira – Ronie Alexsandro Teles da Silveira e Marcos Carvalho Lopes

Indicações do Marcos:

[Livro] Da Religiosidade – Vilen Flusser
[Livro] O Pêndulo de Foucault – Umberto Eco

Indicações do Marcos:

[Podcast] Papo Lendário #145 – Umbanda
[Canal do Youtube] Crentassos

Murilo Ferraz

Graduado em Ciência(s) da Computação, fotógrafo amador e agora podcaster

  • Bah esse foi difícil de entender, melhor de me auto compreender. Vou ler o livro é buscar mais dúvidas, hehe Obrigado pelo trabalho de vcs!

  • Victor

    Excelente papo. Já peguei o livro dele pra ler.

    Tem um aspecto que acho interessante acrescentar que entra no aspecto cristão de ver o mundo e algumas diferenças entre pontos de vista cristãos. É algo interessante, que já foi observado por alguns teólogos e historiadores (os quais posso citar Johan Huizinga) que a visão que determinada vertente cristã tem do diabo e do pecado influencia diretamente sua mudança de vida (ou conversão). Vertentes que veem o diabo como o principal causador dos seus pecados e problemas de vida tendem a não mudar de atitude ou criam uma dicotomia de comportamento (é uma coisa na igreja ou culto e outra coisa no mundo secular). Isso é observado principalmente no catolicismo da Baixa Idade média e na maioria das igrejas neopentencostais atuais, os quais costumam atribuir tudo de ruim na sua vida e até os próprios erros à influência do diabo. Já outras vertentes cristãs, como a reformada, atribuem os problemas e pecados à própria natureza pecaminosa, ainda que o diabo tenha um pouco de influência no aspecto geral. Isso gera, por parte dos reformados, uma maior inclinação à mudança de atitudes, o que, em último caso influenciam até a cultura econômica, como já foi até estudado por Weber. Essa visão de mundo e a relevância do diabo na vida, como foi falado no programa, pode modificar até outras religiões que possuem esse aspecto, o que mudaria essa posição pessoal em querer mudar suas atitudes.

    • Que bom que curtiu, Victor. É um tema complicado de abordar porque é delicado e sempre corremos o risco de ofender alguém sem querer.

  • O Crentassos não se posiciona como anti-institucionais. Este é um pensamento mais ligado ao Cristiano como pessoa, não ao Crentassos como blog.

    Mas legal a indicação. 😉 Obrigada.

    • Obrigado pela correção, @tamyrespalmazimmer:disqus. Sigo indicando o canal, o material de vocês é muito interessante, quebra muitos preconceitos. Continuem com o excelente trabalho.

      • Obrigada vocês pela indicação e pelo elogio. Ficamos sempre felizes em saber que ajudamos a quebrar alguns preconceitos por aí. Tanto do lado do crentes quanto do lado dos não-crentes. =)

    • Marcos

      Desculpe, na oralidade as coisas se misturaram. Eu falava mesmo do Cristiano. Obrigado pela correção!

  • Ragnar_o_Viking

    Todos os episódios com esse convidado foram bons. Pena que ainda não ouvi esse rs

    (comentário para marcar presença hehehe)

    • Marcos

      O Ronie é pop, atualmente rei-filósofo no sul da Bahia!