10 comentários

Filosofia Pop #040 – Pretagogia


Murilo Ferraz, Marcos Carvalho Lopes e Adilbênia Machado recebem Sandra Haydée Petit, doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII, professora na Universidade Federal do Ceará e coordenadora do NACE- Núcleo das Africanidades Cearenses, para falar sobre Pretagogia.

Contamos neste episódio com o texto “Como escrever sobre a África”, de Binyavanga Wainaina, interpretado pela atriz Maria Elisa.

Este é o último episódio de 2016. Feliz ano novo a todos os ouvintes e leitores.

Teremos um recesso no programa e voltaremos no mês de fevereiro.

Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia.

Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes.

Twitter: @filosofia_pop
Facebook: Página do Filosofia Pop
YouTube: Canal do Filosofia Pop
e-mail: contato@filosofiapop.com.br
Site: http://filosofiapop.com.br
Podcast: Feed RSS

Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop!


Sobre a Sandra Petit

Sandra Petit
Sandra Haydée Petit tem origem caribenha, é mãe de Kanyin (quem traz a benção). Seus estudos universitários foram na Universidade Paris VIII de onde possui graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas bem como Mestrado e Doutorado (1995) em Ciências da Educação. Há 15 anos é professora da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Popular e nas relações étnico-raciais (negros e índios), hoje dedicada essencialmente aos temas: sociopoética, cosmovisão africana educação afrodescendente, pretagogia. É coordenadora do NACE- Núcleo das Africanidades Cearenses, que congrega professores/as, alunos/as, pesquisadores/as e membros do movimento negro que intervêm na área das africanidades, notadamente no apoio à implementação da lei 10.639/03 que institui a obrigatoriedade do ensino da cultura e história africana e afrodescendente nas escolas públicas e particulares. Membro do GT Regional Nordeste 1 de Inovação Pedagógica do MEC. Pretende realizar pós-doutorado sobre a dança afro enquanto filosofia e fonte de conhecimento. E ainda: gosta de dançar, correr (treinar), cozinhar, viajar, contemplar a lua e o sol, tomar banho de água doce (Oxum), conversar com Iemanjá, andar no mato e namorar.

Currículo Lattes da Sandra Petit


Comentados no episódio

1h24m50s – Indicações de livros, músicas e vídeos

Indicações da Sandra Petit:

[Música] Clara Nunes – Coisa da Antiga
[Documentário] Sotigui Kouyaté: um griot no Brasil

Indicações da Adilbênia

[Livro] Xirê, a brincadeira lírica
[Livro] Sérgio São Bernardo – Xangô e Thémis
[Livro] Reginaldo Ferreira Domingos – Pedagogia da Transmissão na Religiosidade Tradicional de Base Africana
[Livro ] Henrique Cunha Jr., Rinaldo Pevidor Pereira – Mancala o Jogo Africano No Ensino da Matemática

Indicações do Marcos:

[Livro] Sandra Haydée Petit – Pretagogia: pertencimento, corpo-dança afroancestral e tradição oral Africana na formação de professoras e professores
[Disco] Serena Assumpção – Ascensão
[Documentário] A arma é a música – Fela Kuti
[Podcast] Vozes da Unilab

Murilo Ferraz

Graduado em Ciência(s) da Computação, fotógrafo amador e agora podcaster

  • Pessoal, muito, muito legal o episódio, aprendi demais, e estou muito feliz e grato por ter estudado o trabalho de vocês! Não perdi nenhum até hoje, mas este é um dos mais legais, no sentido de ser o mais transformador, de energia produtiva para a mudança do futuro! Obrigado novamente!

    • Obrigado, @rodrigorozelli:disqus! Fico feliz em saber que tem acompanhado nosso trabalho sempre. Espero que continue acompanhando e comente pra gente ampliar os debates. Abraço.

      • Pode deixar, vou comentar mais! Publicar e compartilhar estou fazendo, agora vou tentar entrar mais por aqui. Se possível, gostaria de ter os links das dicas ao longo do post, se não for atrapalhar muito tua dinâmica. Especialmente do ultimo episódio, queria saber se podes compartilhar o texto lido ao final.

      • Rodrigo, geralmente eu coloco os links mas desta vez ainda não tive tempo de levantar todos pra colocar no post. Acho que até o fim dessa semana consigo colocar.

      • Bah que legal! muito obrigado!

      • Ai sim, temos as indicações! Valeu mr Murilo!

  • Um episódio sensacional. E a cereja no bolo foi a leitura de Maria.

    • Valeu, Felipe! Bom saber que curtiu. A leitura da Maria é excepcional mesmo. Abraço.

  • Juliana Fajardini

    Gracias por este episódio. E pela leitura ao final… >___<