9 comentários

Filosofia Pop #044 – Lógica Paraconsistente


Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Newton Carneiro Affonso da Costa, Livre Docente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Doutor em Matemática pela UFPR, um dos mais importantes lógicos do Brasil e criador da Lógica Paraconsistente para falar sobre a Lógica Paraconsistente.

Contamos neste episódio com a leitura do prefácio do livro “Ensaios sobre a Verdade”, de Donald Davidson, interpretado pela atriz Maria Elisa.

Dividimos a entrevista com o professor Newton da Costa em duas partes. Esta é a segunda parte, que conversamos sobre Lógica Paraconsistente. Para ouvir a primeira partem acesse o episódio #043 – Newton da Costa.

Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia.

Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes.

Twitter: @filosofia_pop
Facebook: Página do Filosofia Pop
YouTube: Canal do Filosofia Pop
e-mail: contato@filosofiapop.com.br
Site: http://filosofiapop.com.br
Podcast: Feed RSS

Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop!


Sobre o Newton da Costa

Newton da Costa
Foi Professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É graduado em Engenharia Civil e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 1964 torna-se Professor Catedrático na área de Análise Matemática e Análise Superior, nesta mesma universidade, onde lecionou por 14 anos. Tem interesses na área de Filosofia, com ênfase em Lógica Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: paraconsistência e fundamentos da ciência. Foi um dos criadores das Lógicas Paraconsistentes, o que lhe rendeu diversos títulos nacionais e internacionais. Foi professor visitante, pesquisador, visiting scholar ou conferencista ocasional em várias instituições do exterior, tais como: Universidade do Chile, Pontifícia Universidade Católica do Chile, Universidade de Buenos Aires, Universidade Nacional del Sur (Bahía Blanca), Universidade Nacional de Peru (Mayor de San Marcos), Universidade Nacional da Colômbia, Universidade Nacional de Uruguai, Universidade da California (Berkeley e Los Angeles), Universidade de Stanford, Universidade Nacional Autônoma de México, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Barcelona, Universidade de Salamanca, Universidade de Paris VII, Universidade de Lille, Universidade de Clermont-Ferrand, Universidade de Nápoles, Universidade de Siena, Scuola Normale Superiore di Pisa, Academia de Ciências da Bulgária, Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas, Universidade de Torun, Universidade de Varsóvia, Universidade Nacional da Austrália.

Entrevista para a Folha de São Paulo
Currículo Lattes do Newton da Costa


Comentados no episódio

0h50m10s – Indicações de livros, músicas e vídeos

Indicações do Newton da Costa:

[Livro] Newton da Costa – Ensaio sobre os fundamentos da Lógica
[Livro] Newton da Costa – Introdução aos fundamentos da Matemática
[Livro] Newton da Costa – Lógica indutiva e probabilidade
[Entrevista] O fantasma da Contradição – entrevista de Newton da Costa à revista Fatum, da Universidade Técnica de Munique

Indicações do Marcos:

[Artigo] Newton C.A. Da Costa , Otávio Bueno & Steven French – Is there a zande logic?
[Livro] Willard van Orman Quine – O sentido da nova lógica
[Livro] Sigmund Freud – A negação
[Livro] Donald Davidson – Ensaios sobre a verdade

Murilo Ferraz

Graduado em Ciência(s) da Computação, fotógrafo amador e agora podcaster

  • Fabio Yuto Yabuchi

    Cara! Gostei mt desse episódio. E, entrando na vibe de filosofos latinoamericanos de tradição analítica, acho que Mario Bunge poderia cair bem pra considerar, provavelmente.

  • David Castro da Silva

    Ótimo episódio! Essa questão da Quase Verdade me parece muito com a Relatividade do Erro, de Isaac Asimov. Quer dizer, se tomarmos três proposições diferentes, as três podem estar erradas, mas só podemos ter uma verdadeira, mesmo que não tenhamos um meio definitivo de afirmar qual. Entretanto, quando o objeto é científico, ou seja, uma tentativa de descrição do mundo, podemos encontrar qual delas é a menos errada de acordo com o que ela visa descrever.

    • Obrigado, @davidcastrodasilva:disqus. O professor Newton tem trabalhos importantes sobre a quase verdade, vale a pena procurar.

  • caramba esse tiozinho manja demais. Muito inteligente fez eu me interessar sobre o tema. Vou ver as indicações que deram.

    Parabéns pelo programa pessoal

  • Ainda nem ouvi, mas já digo: SENSACIONAL! Valorizar Newton da Costa é valorizar o potencial filosófico brasileiro. Sugiro também este texto do professor Adonai Sant’anna sobre da Costa: http://adonaisantanna.blogspot.com.br/2009/10/newton-e-brasileiro-e-dai.html

    • Valeu, @alystoteles:disqus. Vou conferir o texto. Foi muito bom o papo com o professor Newton.

  • Gleyson Nery

    Excelente tema!