2 comentários

O BRASIL E A FILOSOFIA AFRICANA – na coluna da Anpof de hoje

Hoje na coluna da ANPOF um pequeno texto meu. Nele defendoa relevância de estudar a filosofia africana e aprender com ela. Confiram: http://anpof.org/portal/index.php/pt-BR/comunidade/coluna-anpof/1090-o-brasil-e-a-filosofia-africana

 

Marcos Carvalho Lopes

  • Aline Matos

    Obrigada pelo texto Marcos. Gostaria que na ANPOF pudesse existir, assim como há um espaço para o Ensino Médio, um dedicado a filosofia africana. Reconhecendo que não são excludentes. Mas as coisas muitas vezes necessitam ser nomeadas. O fato de existir na ANPOF um espaço dedicado a filosofia africana visibilizaria as discussões e quem (algumas poucas pessoas na própria área da filosofia) está mobilizando-a.

    • Marcos

      A separação mesma entre os eventos ANPOF e ANPOF do EM não me parece nem um pouco interessante. Aumenta o fosso entre a pesquisa e a socialização do conhecimento e naturaliza uma situação de desconversação: você não consegue participar das duas… claro que há temas específicos e conversas técnicas, mas as demandas legais de ensino de filosofia africana, afro-diaspórica e indigena ficam isoladas, como se não a pressão não modificasse o jogo todo.