0

#158 –Ciência e Filosofia, com Ricardo Pietrobon

Recebemos Ricardo Pietrobon para uma conversa sobre Ciência e Filosofia.

Brasileiro radicado nos Estados Unidos, Ricardo Pietrobon coordena a Área de Internacionalização do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes. Pietrobon é professor associado da Duke University, localizada na Carolina do Norte, Estados Unidos, orientador da pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da Universidade de São Paulo e pesquisador visitante do programa Ciências sem Fronteiras.

Enquanto pesquisador, segue uma linha com enfoque na educação de profissionais de saúde, que tem como exemplo, no Brasil, a criação de uma infraestrutura em Big Clinical Research Data e o treinamento de jovens pesquisadores (mestrado, doutorado, docentes júnior) na área da saúde.

Pietrobon possui mais de 300 artigos publicados em periódicos internacionais e mais de 5,4 mil citações, o que garante um índice h de 38, de acordo com o Google Scholar. Parte das publicações foram desenvolvidas em parceria com pesquisadores brasileiros de diversas universidades internacionais localizadas na Itália, Cingapura, Inglaterra, Alemanha com as quais mantêm colaborações.

Indicações do Ricardo

Edward Slingerland – Distinguished University Scholar at University of British Columbia

https://www.edx.org/course/chinese-thought-ancient-wisdom-meets-modern-scienc

A arte da Guerra – Texto sobre o exército israelense e Deleuze.


O Filosofia Pop é um podcast que aborda a filosofia como parte da cultura. A cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, a gente vai estar aqui pra continuar essa conversa com vocês. Intercalando com nossos episódios normais de quando em quando vamos apresentar episódios de entrevistas temáticas especiais.

Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes.

Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

Marcos Carvalho Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *