Recebemos o professor Pedro Rocha de Oliveira para uma conversa sobre o discurso filosófica da acumulação primitiva, o lugar dos intelectuais, a filosofia no Brasil e muito mais.
Pedro Rocha de Oliveira é carioca, professor do ensino público federal (UNIRIO), psicanalista, e pós-doutor em filosofia. Tentando dar uma voz mais ou menos organizada à sensação de colapso onipresente na experiência contemporânea, estuda as origens e os limites da civilização moderna, entendida simplesmente e rigorosamente como socialização capitalista. É coautor de Até o último homem: visões cariocas da administração armada da vida social (Boitempo, 2013), autor de Dinheiro, mercadoria e Estado nas origens da sociedade moderna: estudo sobre a acumulação primitiva de capital (Editora PUC-Rio, 2018) e de vários estudos, artigos e capítulos sobre estética moderna, política penal, psicanálise e história do pensamento moderno, através dos quais tem buscado manter os olhos sempre fixos nas razões para odiar o caminho mortífero em que, desde o advento moderno, a humanidade foi metida. Suas principais referências teóricas são Paulo Arantes, Peter Linebaugh, Theodor Adorno, Sándor Ferenczi e David Graeber. Na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, geralmente leciona crítica da economia política, pensamento brasileiro e filosofia da cultura.
Tese: A ESTETIZAÇÃO DA REALIDADE: IDEOLOGIA E ARTE SOB O CAPITALISMO TARDIO
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15234@1
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15234
O Filosofia Pop é um podcast que aborda a filosofia como parte da cultura. A cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, a gente vai estar aqui pra continuar essa conversa com vocês. Intercalando com nossos episódios normais de quando em quando vamos apresentar episódios de entrevistas temáticas especiais.
Lembrando que você pode encontrar o podcast filosofia popo no twitter, instagram, Facebook e outras redes socais. Nosso email é [email protected]
Alguns recados que também gostariamos de compartilhar:
Murilo Ferraz, um dos fundadores do podcast, conseguiu com Inteligência Artificial, fazer a transcrição de todos os episódios do podcast. Mas é claro que essas transcrições precisam de revisão para serem compartilhadas. Então, se você ouvinte tver interesse em revisar alguns episódios dessas transcrições, entre em contato com a gente.
O segundo recado é que está em prevendo no site da editora A’peku o livro Entusiasmo dos Deuses: ensaios sobre filosofia e cultura popular brasileira que reúne textos sobre Cazuza, Caetano veloso, samba, telenovela brasileira, carnaval, futebol e cia. Se gosta da abordagem deste podcast, provavelmente vai gostar do livro. Ele já está disponível como ebook na Amazon. Confiram.
Esta disponível para download gratuito o livro Tcholonadur: entrevistas sobre filosofia africana. Este é um projeto que reúne 34 entrevistas com pensadores que estão moldando a filosofia africana fora da lusofonia. Com prólogo de Filomeno Lopes; Prefácio de Severino Ngoenha e Ergimino Mucale, “Tcholonadur” oferece uma oportunidade imperdível de mergulhar nas ideias e pensamentos que estão moldando o futuro da filosofia africana. https://filosofiapop.com.br/texto/tcholonadur/livro-tcholonadur-entrevistas-sobre-filosofia-africana/
Twitter: @filosofia_pop
Facebook: Página do Filosofia Pop
YouTube: Canal do Filosofia Pop
e-mail: [email protected]
Site: https://filosofiapop.com.br
Podcast: Feed RSS
Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop!
Podcast: Play in new window | Download (81.7MB) | Embed
O tema é interessantíssimo, mas o convidado é irritante! Para cada 3 palavras ele repete um “né”. Parei de ouvir e fiquei refletindo sobre a qualidade do ensino público no Brasil. Um professor de universidade federal deveria, minimamente, se preocupar em fazer um curso de oratória.