Este é o nosso episódio de número 223, em que conversamos com o professor Fábio Mascaro Querido sobre a Tradição Crítica Brasileira, ou talvez, para o que podemos chamar de Tradição Crítica Paulistana, já que apresentamos o que é um romance de formação dos intelectuais paulistas e a sua forma de pensar o país.

Fábio Mascaro Querido é professor livre-docente do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UNICAMP. Bolsista Produtividade do CNPQ. Autor de diversos livros, dentre eles “Lugar periférico, ideias modernas: aos intelectuais paulistas as batatas” (Boitempo, 2024), que é mote da nossa conversa de hoje.
Fábio Mascaro Querido é professor livre-docente do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UNICAMP. Bolsista Produtividade do CNPQ – nível 2 (E). Autor dos livros “Lugar peiférico, ideias modernas: aos intelectuais paulistas as batatas” (Boitempo, 2024), “Michael Löwy – marxismo e crítica da modernidade” (Boitempo Editorial, 2016; Herramienta/Argentina, 2019), “Daniel Bensaïd – intelectual em combate” (Fino Traço, 2022), e, em colaboração com Arno Münster, “Le marxisme ouvert et écologique de Michael Löwy. Hommage à un intellectuel nômade” (L’Harmattan, 2019). Co-organizador de “Teorias críticas entre passado e presente” (IFCH, 2019) e de “Teoria, crítica e emancipação: ensaios sobre Josué Pereira da Silva” (Fino Traço, 2023). É coordenador do grupo de pesquisa Intelectuais, cultura e política: passado e presente (IFCH-Unicamp). Membro do comitê editorial da coleção Sociologias Contemporâneas, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp. Coordenador do CP de “Pensamento social brasileiro” na SBS. Foi pesquisador visitante na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris, França) em 2018. Tem experiência nas áreas de Teoria Sociológica, Pensamento Social e Político e Sociologia da Cultura/Intelectuais. Atua também como tradutor (francês).
O Filosofia Pop é um podcast que aborda a filosofia como parte da cultura. A cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, a gente vai estar aqui pra continuar essa conversa com vocês. Intercalando com nossos episódios normais de quando em quando vamos apresentar episódios de entrevistas temáticas especiais. O episódio de hoje que é uma parceria com o projeto de extensão Filosofia, Cultura popular e Ética, desenvolvido na Universidade Federal de Jataí.
Lembrando que você pode encontrar o podcast filosofia popo no twitter, instagram, Facebook e outras redes sociais. Nosso email é [email protected]
Alguns recados que também gostaríamos de compartilhar:
Está disponível para venda o livro Entusiasmo dos Deuses: ensaios sobre filosofia e cultura popular brasileira que reúne textos sobre Cazuza, Caetano veloso, samba, telenovela brasileira, carnaval, futebol e cia. Se gosta da abordagem deste podcast, provavelmente vai gostar do livro. Ele já está disponível como ebook na Amazon. Confiram.
Esta disponível para download gratuito o livro Tcholonadur: entrevistas sobre filosofia africana. Este é um projeto que reúne 34 entrevistas com pensadores que estão moldando a filosofia africana fora da lusofonia. Com prólogo de Filomeno Lopes; Prefácio de Severino Ngoenha e Ergimino Mucale, “Tcholonadur” oferece uma oportunidade imperdível de mergulhar nas ideias e pensamentos que estão moldando o futuro da filosofia africana. https://filosofiapop.com.br/texto/tcholonadur/livro-tcholonadur-entrevistas-sobre-filosofia-africana/
Twitter: @filosofia_pop
Facebook: Página do Filosofia Pop
YouTube: Canal do Filosofia Pop
e-mail: [email protected]
Site: https://filosofiapop.com.br
Podcast: Feed RSS
Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop!
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 1:38:58 — 0.1KB) | Embed