0

Vocês, filósofos!

A reflexão filosófica talvez esteja muito mais próxima e seja mais familiar do que a maioria das pessoas imagina

Gonçalo Armijos Palácios

Imagem feita pela pela DALL-E a patir da orientação:  uma multidão de filósofos em uma cena comum, com pessoas de vários gêneros, raças e roupas.

Uma das coisas que torna a filosofia tão apaixonante e que mostra como ela é única é o fato de nela podermos sempre filosoficamente questionar sobre sua própria natureza. Com efeito, a pergunta “o que é a matemática” não é uma pergunta propriamente matemática nem “o que é a biologia” uma pergunta biológica. “O que é a filosofia”, no entanto, é uma pergunta essencialmente filosófica. E, paradoxalmente, tal pergunta pode receber diversas respostas sem que, por isso, alguma delas tenha necessariamente de ser menos filosófica do que outras. A verdade é que os grandes filósofos têm dito o que é essencialmente a filosofia e eles nem sempre concordaram.

Volta e meia me defronto com esta questão. Especialmente quando, prestes a enfrentar uma nova turma do curso de filosofia, devo dizer aos novos estudantes que mesma é a disciplina à qual eventualmente, como eu fiz, vão dedicar-se pelo resto das suas vidas. Com efeito, desde meus 19 anos — e depois de uma rápida passagem pela graduação em Sociologia — tenho dedicado minhas energias espirituais à filosofia. Que poderá ter a filosofia que me fez abrir mão de um futuro muito mais confortável e seguro financeiramente caso tivesse escolhido uma profissão mais rentável? Na verdade, tem tudo.

Neste caso, e sem querer fazer um trocadilho, esse “tudo”, acreditem, não é pouca coisa. Porque muita coisa queria saber e muitas dúvidas invadiam meu espírito quando era adolescente e muito jovem. Quis que a filosofia me respondesse muitas coisas. E, sim, muitas foram respondidas satisfatoriamente e outras muitas dúvidas apareceram. Comecemos por aquelas, as que foram respondidas. O que me levou a estudar filosofia foi uma pergunta que me fazia desde muito cedo, uma questão que continha outras e que posso pô-la assim: qual é a origem da miséria, da pobreza, do sofrimento, das injustiças? A preocupação se explica, talvez, por ter nascido num país latino-americano, com gente pobre, e muito pobre, por tudo quanto é canto. Quando meus pais me levavam a passear e saía da redoma de felicidade que era minha casa, via muita pobreza em ruas, praças e avenidas. Mendigos, pedintes, pessoas descalças de todas as idades numa cidade, como Quito, que pode chegar a ser muito fria dependendo da hora do dia. Impressionava-me particularmente ver crianças descalças pelas ruas dessa minha cidade, sabendo que as pedras da calçada costumam estar geladas quando o sol não bate nelas. Quando era criança, claro, não sabia nada de filosofia nem podia suspeitar que tal pergunta poderia ser filosófica. Qual não seria minha surpresa quando, tempos depois, vi que um filósofo tinha escrito, alguns séculos atrás, um livro com precisamente este título: Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens, respondendo ao chamado de uma academia que tinha aberto um concurso com o desafio a responder precisamente essa questão. O filósofo era Jean-Jacques Rousseau. Posso dizer que tal obra respondeu essa minha antiga preocupação quase que completamente. Outras leituras de outros autores viriam para fechar essa questão.

Esse episódio, visto à distância, mostra algo muito interessante. As dúvidas filosóficas não surgem necessariamente quando já somos adultos. Muitas questões que ninguém poderia negar serem filosóficas começam a aparecer bem mais cedo. Quando adolescente, por exemplo, estava pensando nos atributos de Deus e surgiu um problema sobre uma aparente incompatibilidade entre tais atributos e a existência divina. Lembro que continuei o raciocínio e cheguei a uma conclusão que influiu profundamente na minha concepção acerca de tudo — a vida, o mundo, outras pessoas, o bem e o mal. Temos aqui o caso de uma questão filosófica que tem profundas conseqüências práticas na escolha do tipo de vida que uma pessoa pode levar. Tempos depois vi, quando cursava a graduação em filosofia, um argumento sobre a existência de Deus, num texto de um filósofo antigo, que era quase idêntico ao que fizera quando adolescente. Isso provava, de maneira irrefutável, que muitas pessoas, sem ter feito grandes leituras, sem serem eruditas, têm questões teóricas profundas. Com efeito, há muitos problemas que nos perseguem só por sermos seres humanos. Muitos desses problemas tentamos resolver nesse diálogo constante que travamos com nós mesmos, mesmo sem suspeitar que são questões filosóficas que também preocuparam e exigiram o esforço de grandes filósofos. Quem não se perguntou, por exemplo: “Se Deus sabe tudo, minhas ações não estão predeterminadas por esse conhecimento perfeito que Deus tem das coisas? Posso agir de modo diferente ao que Deus, por ser onisciente, já sabe como vou agir? Posso ser livre se Deus tem consciência prévia dos meus atos”? Estas questões exigiram não pouco esforço de filósofos clássicos que escreveram textos procurando resolvê-las.

Quantas pessoas não se questionaram sobre as causas que nos levam a achar beleza em certas coisas e não em outras. Quantas não perguntaram, não só “por que acho isso belo” mas “o que é, no fundo, a beleza?” Qual, de fato, é a natureza da beleza e por que em todas as culturas existe um critério estético? Será que os diversos critérios estéticos respondem a um único padrão de beleza, a uma espécie de gene da beleza? Estamos programados natural e geneticamente a achar beleza nas coisas ou é algo que se origina socialmente? E, será que essas noções de beleza estão relacionadas à natureza do amor? Será que o sentimento estético e o erótico estão associados? Será que necessariamente devo amar o que acho belo? Será que o que acho belo me força a, de alguma maneira, amá-lo? A atração, o amor, a beleza, estão intimamente relacionadas? Devemos acrescentar à lista o desejo e o prazer? Há alguma relação íntima entre atração, desejo, prazer, amor e beleza?

Talvez nossas preocupações sejam outras. Provavelmente estamos cansados de tanta violência, de tantos crimes hediondos e tantos outros cometidos por causas fúteis e sejamos levados a pensar: é correta, moralmente, a pena de morte? O que tem a ver com a vida, com a morte, com o correto, o incorreto, o bem, o mal, a beleza, o amor, nos atinge e preocupa intimamente. Na verdade, é impossível viver sem pensar, alguma vez, nisso tudo.

Cara leitora, caro leitor, a posição que você talvez já tenha formado no seu espírito sobre tais assuntos pode ter um fundamento filosófico e você não saiba ou não tenha consciência disso. É muito provável que você tenha feito uma série de raciocínios tipicamente filosóficos sem saber. Vejamos. Pense agora: você é a favor da eutanásia ou da morte assistida? Essas questões não são resolvidas pela mera leitura de um texto. Tal leitura até poderia influenciar nossas respostas, mas, em última instância, somos nós que damos a resposta que intimamente achamos mais convincente. E somos convincentes quando damos boas razões para chegar a uma conclusão ou a outra. Mas também podemos não chegar a nenhuma conclusão. Mais ainda, podemos chegar à conclusão de que toda conclusão definitiva vai contra a natureza das coisas. O interessante é que todas as respostas, se foram amparadas por um raciocínio e fundamentadas por isso em argumentos, são filosóficas. Mesmo essas respostas podendo se contradizer entre si. Perceba-se, não interessa a conclusão à que cheguemos. Se você chegou a ela por uma via puramente racional — de um modo honesto e sincero — o fez por um raciocínio estritamente filosófico. Talvez não perceba que fez um raciocínio filosófico e que tentou resolver um problema filosófico. O mais seguro é que você pense que a filosofia é algo tão esquisito e afastado das nossas preocupações tipicamente humanas que vocês leitoras, leitores, simples mortais, não poderiam jamais estar tendo, dentro de vocês, raciocínios filosóficos. De uma coisa estou certo, se você já pensou nessas questões e chegou a um ou a outro resultado, há nesses seus raciocínios muito mais filosofia do que se encontra em centenas de maçantes, opacos e eruditos artigos acadêmicos discutindo este ou aquele conceito desse ou daquele longínquo pensador famoso sobre quem ninguém mais se interesse e cujos resultados seguramente a ninguém interessam, à diferença desses seus argumentos sobre a vida, a morte, o correto, o incorreto, que, para você como um ser humano normal, fazem toda a diferença do mundo. Porque assim é a filosofia: ela afeta profundamente nossas vidas e sem ela, realmente, não dá para viver uma vida propriamente humana.

Gonçalo Armijos Palácios
José Gonzalo Armijos Palácios possui graduação e doutorado em Filosofia pela Pontificia Universidad Católica Del Ecuador (1978 e 1982, respectivamente) e doutorado em Filosofia pela Indiana University (1989). Realizaou estudos de pós-doutorado na Indiana University em 1996 e 1997. Desde1992 é professor titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, metafilosofia, filosofia política e ensino de filosofia. Participou do Grupo de Sustentação para a criação do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar, em 2006, do qual foi seu primeiro coordenador eleito. Foi o fundador do Curso de Pós-Graduação em Filosofia da UFG (1993), da revista Philósophos (1996), do Curso de Graduação em Filosofia da cidade de Goiás da UFG, em 2008, e participou da criação do Campus Cidade de Goiás da UFG em 2009.
 
publicado originalmente na Coluna Ideias do Jornal Opção em 2005

Marcos Carvalho Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *