3

#018 – Hip Hop, com Ricardo Teperman – Filosofia Pop


Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Ricardo Teperman, músico e doutorando em Antropologia, para falar sobre Hip Hop.

A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais.

Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia.

Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes.

Você pode também enviar um e-mail para contato@filosofiapop.com.br.

Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes.

Siga o Filosofia Pop no Twitter.

Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop!


Sobre o Ricardo Teperman

Ricardo Teperman
Ricardo Teperman é músico e antropólogo, doutorando no departamento de antropologia da USP, editor da Revista Osesp, editor executivo da revista Novos Estudos (Cebrap) e professor no programa de pós-graduação em canção popular da Faculdade Santa Marcelina. Autor de Se liga no Som: as transformações do Rap no Brasil e lançou os CDs A Torcida Grita (2007) e Geringonça (2009), entre outros.

Currículo Lattes do Ricardo Teperman
Dissertação de Mestrado do Ricardo Teperman


Comentados no episódio

0h38m30s – Indicações de livros, músicas e vídeos

Indicações do Ricardo Teperman:

Artigos

Gabriel Feltran – Sobre Anjos e Irmãos
Ricardo Teperman – Imporviso Decorado
Maria Rita Kehl – Radicais, Raciais, Racionais: a grande fratria do rap na periferia de São Paulo
Walter Garcia – Sobre uma cena de “Fim de semana no Parque”, do Racionais MC’s

Música

Playlist para acompanhar o livro Se liga no som

Indicações do Marcos:

Livros

Se liga no som – Ricardo Teperman
Batidas Rimas e Vida Escolar – Marc Lamont Hill
Letramentos de Reexistência – Ana Lúcia Silva Souza
Rap e Política – Roberto Camargos
Vivendo a Arte – Richard Shusterman
Hip Hop e a Filosofia – William Irwin

Música

Bota a Fala – Preconceito

Pingo do Rap – Sem Preço

Murilo Ferraz

Graduado em Ciência(s) da Computação, fotógrafo amador e agora podcaster

3 Comentários

  1. Confesso que o rap me atrai bastante quanto ao papel social que ele acaba representando, mas ouço muito pouco. A minha banda predileta é o Rage Against the Machine, que claramente tem uma forte influência do rap. Sendo assim, não me considero apto para discutir o estilo ou os grupos que melhor representam. Mas senti uma grande vontade de citar um músico fora de São Paulo. Sei que o objetivo do episódio não era discutir sobre músicos específicos, e sim falar sobre o estilo e o que representa. Mas durante todo o programa me lembrei do MV Bill. O clip “Soldado do Morro” e posteriormente o documentário “Falcão – Meninos do Tráfico” conseguiram atingir uma grande parte da população. Obviamente vários outros músicos de rap fazem músicas de denúncia, mas foi com o trabalho do MV Bill que senti pela primeira vez uma verdade no que era levado à grande mídia. O documentário passou no Fantástico e me lembro bem da entrevista dele no Jô Soares. Um fato interessante foi que o outro entrevistado no mesmo programa foi o Jair Bolsonaro. Não conhecia o deputado. Ele precisou de não menos que um minuto para me deixar chocado. Durante a entrevista, o MV Bill disse que uma criança que aponta uma arma está na verdade pedindo ajuda. Obviamente o rapper estava usando a metáfora para indicar que aquela criança era fruto de todo um sistema falho. Pois bem, o Bolsonaro sentou no sofá e já falou que não engolia essa frase do MV Bill, e que ela achava que lugar de bandido é na cadeia e mais um monte de discursos prontos. Eu que já estava espantado com a atitude do deputado, tomei um susto quando a maioria da plateia aplaudiu.
    Bem, contei toda a história para falar de um rapper fora de São Paulo e que fez um trabalho que foi relevante na minha vida e de mais algumas pessoas, pois a plateia do Jô Soares me mostrou que muita gente não quer ver o problema pelos olhos do oprimido, e o que é pior, querem a solução que parece mais rápida e mais cruel.

    • Oi Nélio, eu sempre indico o livro Cabeça de Porco, de MV Bill, Celso Athayde e Luiz Eduardo Soares. Não lembro deste debate entre MV Bill e Bolsonaro, mas é muito simbólico e interessante. A lista dos que “faltaram” é bem maior, melhor não acionar a memória… obrigado pela cumplicidade com o podcast!

      • Olá Marcos. Não foi bem um debate. A entrevista do MV Bill foi antes da do Bolsonaro. Infelizmente não achei a entrevista do MV Bill, mas achei uma versão editada da do Bolsonaro. (procure no youtube por “Jair Bolsonaro (Programa do Jô) – PARTE 1)”. Veja que em 1:30 ele fala sobre um garoto de 12 anos apontando uma arma, se referindo a entrevista anterior do MV Bill no mesmo dia. Infelizmente essa versão editada não mostra as palmas da platéia, mas essas duas entrevistas estão marcadas em brasa na minha memória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *