4

#134 – Jean Piaget, com Thomas Kesselring

Recebemos o filósofo Thomas Kesselring numa conversa sobre Jean Piaget. O autor parte da obra de Piaget ´para pensar a origem da moralidade.

THOMAS KESSELRING estudou filosofia concluindo seu doutorado na Universidade de Heidelberg (1979) e o pós-doutorado na Universidade Livre de Berlim (1987). Kesselring desenvolveu um trabalho interessante sobre Hegel em que mostrava que  “O sujeito se espelha a si mesmo e se desenvolve sempre se concentrando na suas próprias posições anteriores, sendo desta forma que ele evolui”. Mais tarde o autor utilizou suas intuições sobre Hegel para desenvolver um trabalho incontornável sobre Jean Piaget. Kesselring explica que: “Através de Piaget, ficou muito nítido para mim que o pensamento e a reflexão nascem da ação. Sempre que nos lembramos de uma situação vivenciada, nós refletimos sobre essa situação, olhamos para o passado de cima para baixo. E isso se parece com a teoria dos espelhos de Hegel”. Mais tarde desenvolveu trabalhos sobre políticas de desenvolvimento sob a perspectiva filosófica, projeto que se relaciona com sua experiência trabalhando no Brasil, Guatemala, El Salvador, Argentina e Moçambique. Professor de Filosofia da Universidade de Berna e de Ética, Ecologia e Multiculturalidade na Escola Superior de Pedagogia de Berna, na Suíça; Kesselring está muito longe de ser um intelectual preso na torre de marfim da filosofia acadêmica,  sua preocupação com aquecimento global, educação infantil, se combina com investigações sobre escândalos de corrupção e desvio de dinheiro. A conversa foi gravada em 8 de Outubro de 2021. Como mote pedi ao professor Kesselring para abordar a questão da origem da moralidade a partir de Piaget, qual o lugar da interação social em sua perspectiva do desenvolvimento.  


O Filosofia Pop é um podcast que aborda a filosofia como parte da cultura.

A cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, a gente vai estar aqui pra continuar essa conversa com vocês. Intercalando com nossos episódios normais de quando em quando vamos apresentar episódios de entrevistas temáticas especiais.

Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes.

Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

Marcos Carvalho Lopes

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *