Esse é o nosso episódio número 145 e conversamos Christian Dunker sobre Oniropolítica, o mote é o lançamento do livro Lacan e a Democracia (Boitempo, 2022).
Christian Dunker
Psicanalista e professor Titular do Instituto de Psicologia da USP, junto ao Departamento de Psicologia Clínica, obteve o título de Livre Docente em Psicologia Clínica após realizar seu Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University.
É analista membro de Escola de Psicanálise do Fórum do Campo Lacaniano e coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP.
É professor convidado em mais de 20 universidades estrangeiras.
Fundou e coordena o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP.
Colabora com o Instituto Itaú Cultural, em seu Curso de Formação em Gestão Cultural.
Duas vezes agraciado com o prêmio Jabuti por “Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica” (Annablume, 2010) e “Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma” (Boitempo).
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Episódio excelente, como de costume. Acompanho eventualmente alguns episódios mais alinhados ao meu interesse e é sempre um aprendizado magnífico. Um dia estarei em dia com os episódios. Aproveitando a deixa, gostaria de comentar algo específico sobre este episódio: não tenho o hábito de comentar, porque sabemos como o mundo moderno nos cobra tempo, mas este especificamente me levantou um pensamento que queria registrar. O Professor Christian Dunker, certamente um gênio, acerta em suas críticas sobre um Curso EAD de Psicanálise. Contudo, é preciso pensar, também, nas causas que ensejam esse tipo de fenômeno. Será que não é preciso (re)pensar nas imensas barreiras que inviabilizam a entrada no ensino superior presencial, sobretudo o ensino público? Será que não é necessário ponderar sobre o porquê milhares de estudantes, máxime os trabalhadores e pobres, não possuem outra opção para estudarem o que gostam (no caso, a Psicanálise/Psicologa) senão mediante ensinos à distância? O que quero dizer é que, a par da crítica (necessária), precisamos de cautela e, mais do que isso, carinho sobre aqueles que não possuem outra válvula de escape para estudar, em especial camadas periféricas que não têm acesso ao ensino superior “tradicional”. Talvez, e penso ser este o caso, devêssemos procurar vias de melhorar esse tipo de ensino, para além de tão somente o criticar e endossar o tão pedante ensino superior “padrão”, com um acesso tão gourmetizado e difícil, especialmente, insisto, aos mais pobres, à classe trabalhadora.