Recebemos Thais Hoshika para uma conversa sobre Evguiéni Pachukanis e sua crítica marxista do Direito.
Essa conversa faz parte de nossa série sobre Filosofia do Direito.
Quem foi Pachukanis?
Evgeni Bronislávovich Pachukanis (1891-1937) foi um jurista soviético que revolucionou a teoria geral do direito a partir da perspectiva metodológica marxista, tornando-se um autor incontornável no debate jurídico contemporâneo. Diferenciando-se radicalmente de outros marxistas, Pachukanis demonstrou em seus escritos os vínculos indissociáveis entre a forma mercadoria – existente no capitalismo – e a forma jurídica. A incompatibilidade de suas ideias com o pensamento político-jurídico stalinista resultou em perseguição, prisão e morte precoce. Sua obra mais importante é intitulada Teoria geral do direito e marxismo (1924). As críticas pachukanianas às teorias juspositivistas e jusnaturalistas renderam-lhe diversos embates teóricos, inclusive com Hans Kelsen. Reabilitado publicamente em 1956, após a autocrítica soviética ao período stalinista, sua teoria provocou enorme impacto, especialmente na Europa, a partir da década de 1960, inclusive no denominado “debate da derivação do Estado” desenvolvido, sobretudo, na Alemanha e Reino Unido. No Brasil, Pachukanis ganhou notoriedade a partir das pesquisas do professor Márcio Bilharinho Naves e de seu livro Marxismo e Direito: um estudo sobre Pachukanis, influenciando juristas como Alysson Leandro Mascaro – com destaque para sua obra Estado e Forma Política –, Celso Naoto Kashiura Jr. e Silvio Luiz de Almeida dentre outros que se agruparam em tais conjuntos de pesquisas a partir dos anos 2000. (FONTE: Enciclopédia Jurídica da PUCSP)
THAIS HOSHIKA
Doutoranda e Mestra em Filosofia e Teoria Geral na Universidade de São Paulo (USP – Largo São Francisco). Estagiária em docência nas disciplinas de Filosofia do Direito e Teorias Críticas do Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP-Largo São Francisco) desde 2019. Facilitadora de ensino no programa “Formação Didático-Pedagógico para cursos na modalidade a distância” na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), em 2020-2021. Integrante do Grupo de Pesquisa Crítica do Direito e Subjetividade Jurídica na FD-USP desde 2017.
Livro: Pachukanis e a forma jurídica: contribuição à crítica da teoria geral do direito, por Thais Hoshika
A arte da Guerra – Texto sobre o exército israelense e Deleuze.
O Filosofia Pop é um podcast que aborda a filosofia como parte da cultura. A cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, a gente vai estar aqui pra continuar essa conversa com vocês. Intercalando com nossos episódios normais de quando em quando vamos apresentar episódios de entrevistas temáticas especiais.
Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes.
- Instagram: podcastfilosofiapop
- Twitter:@filosofia_pop
- Facebook: Página do Filosofia Pop
- YouTube: Canal do Filosofia Pop
- e-mail: [email protected]
- Site: https://filosofiapop.com.br
- Podcast: Feed RSS
- Guia para assinar o podcast
Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 1:19:26 — 55.6MB) | Embed