0

179 – Decolonialismo Indígena, com Alvaro de Azevedo Gonzaga

Recebemos o advogado, filósofo e professor Alvaro de Azevedo Gonzaga para uma conversa sobre Decolonialismo Indígena.  

Alvaro de Azevedo Gonzaga é Indígena Guarani-Kaiowa. Livre-docente em Direito pela PUC-SP. Pós-doutor em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e pós-doutor em Direito pela Universidade de Coimbra. Pós-doutor em História dos Povos Indígenas pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). É um nome de referência nos debates sobre filosofia do Direito, com diversos livros publicados como Ética profissional, o Erro de Kelsen e recente Decolonialismo indígena que é o mote da conversa de hoje.  Tem assento no Comitê Intersetorial de Assuntos Indígenas do Governo do Estado de São Paulo. Doutor, mestre e graduado em Direito pela PUC-SP. Graduado em Filosofia pela USP. Professor da Graduação e do PPGD da PUC-SP. Professor do Meu Curso onde coordena a primeira pós-graduação em Direito Antidiscriminatório do país. Já desenvolveu projetos complexos com organismos relevantes como o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na representação América Latina, Ministério da Justiça (MJ) e tantos outros. Advoga na área dos Direitos Humanos, tendo sido o autor do parecer técnico e jurídico sobre o genocídio contra os povos indígenas na CPI da COVID. Atualmente é vice-coordenador do Núcleo de Filosofia do Direito do PPGD da PUC-SP.


O Filosofia Pop é um podcast que aborda a filosofia como parte da cultura. A cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, a gente vai estar aqui pra continuar essa conversa com vocês. Intercalando com nossos episódios normais de quando em quando vamos apresentar episódios de entrevistas temáticas especiais.


Nosso e-mail é contato@filosofiapop.com.br


Se gosta do conteúdo do podcast, apoio nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse, O endereço é http://catarse.me/filosofia_pop. A contribuição mínima que pedimos ´de 5 reais mensais. Se não pode contribuir, ajude divulgando, comentando, indicando para amigos. Precisamos dessa força!

Marcos Carvalho Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *