Este é o nosso episódio 200 e recebemos o professor Euclides Mance para uma conversa sobre Filosofia da Libertação, paradigma da libertação, filosofia brasileira e muito mais. Na próxima semana, teremos um ouro episódio com o professor Mance, tratando especificamente de como teoriza os Jogos de Poder.
Euclides Mance é um dos principais teóricos da economia solidária e da filosofia da libertação na América Latina. Sua elaboração nessas áreas principia na década de 1980 e ao longo dos anos produziu categorias filosóficas e econômicas, como bem-viver e rede de economia solidária, largamente adotadas na práxis econômica, social e política de movimentos de libertação popular na América Latina, introduzidas nos livros A Revolução das Redes (1999), Redes de Colaboração Solidária (2002) e Como Organizar Redes Solidárias (2003). Professor universitário e intelectual orgânico, Mance atuou como consultor, contratado pela UNESCO e FAO, na formulação e desenvolvimento de ações estruturantes do Programa Fome Zero, detalhadas em Fome Zero e Economia Solidária (2004). Suas investigações sobre as fendas sistêmicas do capitalismo e a forma de explorá-las, com a organização de Circuitos Econômicos Solidários e o uso blockchains para o intercâmbio local e global de valores em redes colaborativas – que resultaram na criação da plataforma Solidarius (2006) e no experimento internacional que criou uma Unidade Solidária de Valor Econômico e o Sistema de Intercâmbio Solidarius (SIS) baseado em blockchain (2007) – podem ser vistas em Constelação Solidarius (2008). É cofundador do Instituto de Filosofia da Libertação, uma das entidades mais importantes da América Latina na pesquisa e difusão da filosofia da libertação e da economia solidária, que Mance presidiu em diferentes gestões; é cofundador e Coordenador Geral da rede Solidarius internacional, que atua no apoio à organização de redes e circuitos de economia solidária em diferentes países da América Latina e Europa. Seus livros recentes incluem Circuiti Economici Solidale (2016) e Filosofia da Libertação (2022), sistematizando o paradigma da libertação. O primeiro volume de sua Economia da Libertação [Livro 1] – Introdução Geral foi publicado em 2023. Alguns de seus livros e artigos podem ser descarregados em euclidesmance.net. Seu Currículo Vitae pode ser visto em detalhes no site do CNPQ: Currículo Lattes.
O Filosofia Pop é um podcast que aborda a filosofia como parte da cultura. A cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, a gente vai estar aqui pra continuar essa conversa com vocês. Intercalando com nossos episódios normais de quando em quando vamos apresentar episódios de entrevistas temáticas especiais.
Quatro recados que também gostaria de compartilhar:
Murilo Ferraz, um dos fundadores do podcast, conseguiu com Inteligência Artificial, fazer a transcrição de todos os episódios do podcast. Mas é claro que essas transcrições precisam de revisão para serem compartilhadas. Então, se você ouvinte tver interesse em revisar alguns episódios dessas transcrições, entre em contato com a gente.
O segundo recado é que está em prevendo no site da editora A’peku o livro Entusiasmo dos Deuses: ensaios sobre filosofia e cultura popular brasileira que reúne textos sobre Cazuza, Caetano veloso, samba, telenovela brasileira, carnaval, futebol e cia. Se gosta da abordagem deste podcast, provavelmente vai gostar do livro. Ele já está disponível como ebook na Amazon. Confiram.
Esta disponível para download gratuito o livro Tcholonadur: entrevistas sobre filosofia africana. Este é um projeto que reúne 34 entrevistas com pensadores que estão moldando a filosofia africana fora da lusofonia. Com prólogo de Filomeno Lopes; Prefácio de Severino Ngoenha e Ergimino Mucale, “Tcholonadur” oferece uma oportunidade imperdível de mergulhar nas ideias e pensamentos que estão moldando o futuro da filosofia africana. https://filosofiapop.com.br/texto/tcholonadur/livro-tcholonadur-entrevistas-sobre-filosofia-africana/
Este mês tivemos a estreia da coluna mensal A Caminho, no site do Itaú Cultural. Nesta primeira coluna, apresento uma interpretação do Brasil, entre filosofia e rodas de caminhão https://www.itaucultural.org.br/secoes/colunistas/o-que-e-nosso
Twitter: @filosofia_pop
Facebook: Página do Filosofia Pop
YouTube: Canal do Filosofia Pop
e-mail: [email protected]
Site: https://filosofiapop.com.br
Podcast: Feed RSS
Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop!
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 1:52:43 — 77.7MB) | Embed