Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem o Marcos Ramon, professor do Instituto Federal de Brasília, Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília e apresentador dos podcasts Ficções, Soma e Ano Bissexto, para falar sobre Podcast e Filosofia.
No dia 2 de maio de 2016 o podcast Filosofia Pop completa 1 ano de existência! Para comemorar esta data, iniciamos um projeto no Catarse para transcrever os 25 episódios deste primeiro ano. Estamos pedindo o seu apoio neste projeto, que vai permitir o acesso do conteúdo produzido nos podcast às pessoas com deficiência auditiva, além de permitir a elaboração de outros materiais a partir do texto. Desde já agradecemos seu apoio.
Acesse o projeto no Catarse em: https://www.catarse.me/filosofiapop-transcricao
A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais.
Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia.
Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.
Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes.
Você pode também enviar um e-mail para [email protected]. Visite o site do Filosofia Pop.
Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes.
Siga o Filosofia Pop no Twitter.
Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop!
Sobre o Marcos Ramon
Marcos Ramon é doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (2014), mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (2011), possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2004) e especialização em Leituras e Práticas Educativas (2007) pela mesma instituição. Tem experiência acadêmica nas áreas de Filosofia e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, cibercultura e estética. Atualmente é professor do Instituto Federal de Brasília, onde coordena o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Filosofia e Cultura. Apresenta os podcasts Ficções, Soma e Ano Bissexto.
Site de Marcos Ramon
Podcasts Ficções, Soma e Ano Bissexto
Livro A Estética da Angústia: uma aproximação entre Schopenhauer e os Peanuts
Lattes do Marcos Ramon
Comentados no episódio
- Pauta principal (0h10m00s)
- Indicações (1h00m00s)
Indicações do Marcos Ramon:
Livros
Quadrinhos
Filmes
A Excêntrica Família de Antônia (1995)
Podcasts
Cronologia do Acaso
Ninguém
Indicações do Marcos Carvalho Lopes
Livros
Filmes
Shirin (2008)
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 1:18:56 — 54.2MB) | Embed
Olá! Parabéns pelo episódio. Se não me engano é a primeira indicação de quadrinhos aqui. Como sou colecionador, me sinto na liberdade de indicar mais alguns.
– Asterios Polyp, de David Mazzucchelli. É um quadrinho sobre filosofia, estética, arte e mais outros elementos que me agradaram muito.
– Hinário Nacional, do Marcello Quintanilha. Pra mim o melhor quadrinista em atividade. Essa hq é uma viagem impressionante dentro da cabeça de várias pessoas. O que elas sentem e como lidam com as injustiças do mundo.
– Fashion beast, do Alan Moore. Originalmente a história seria um filme adaptação de A Bela e a Fera. Gostei bastante.
– Sequelas, de Lourenço Mutarelli. É uma hq com várias histórias do autor. Também gostei muito.
Preciso deixar claro que não sou filósofo e nem me responsabilizo pela qualidade dos quadrinhos que indiquei. Só posso afirmar que gostei bastante de cada um.
Seria pedir muito um episódio sobre quadrinhos?
Olá, @nelioneves:disqus. Se não me engano, o Rafael Rodrigues indicou quadrinhos no episódio #006 sobre Sócrates.
Valeu pelas indicações, parece muita coisa boa. Não tenho muita leitura de quadrinhos, vou procurar algumas coisas. (O que eu (não) sei de quadrinhos, aprendi no MdM).
Devemos lançar um episódio sobre quadrinhos em breve!
Abraço.
Nélio, os quadrinhos do Mutarelli são bons demais. Ótima lembrança!
@glilco:disqus, é possível abordar o tema “disciplina” sob um viés filosófico? Tenho lido cada vez mais sobre o tema, para “domar” um defeito grave: procrastinação. A linha filosófica que mais envolve o tema, para mim, parecer ser o estoicismo. O que acham desse assunto (e do estoicismo) como pauta de podcast?
Olá, @ragnar_o_viking:disqus. Acredito que podemos tratar de estoicismo sim. Sempre tem o problema de encontrar especialistas sobre os temas. Estou anotando todas as sugestões dos ouvintes e vamos atendendo conforme conseguimos.
Abraço.
Episódio excelente, e qualidade de som magnifica.
Vou recomendar este episódio aos meus professores.
Obrigado, @ivansp:disqus! Vamos marcar esse episódio sobre Schopenhauer sim. Foi muito bom ter um áudio melhor pra trabalhar.
Abraço.
Ouvi esse episódio e me senti muito bem representado nas ideias do Marcos, sempre muito coerente e inteligente nas palavras. Não sou especialista em filosofia, mas torço imensamente para outras pessoas se inspirarem no trabalho lindo de vocês e criarem mais conteúdos voltados para a área.
Agradeço a citação Marcos e, investigando o conteúdo aqui do “Filosofia Pop”, percebi que se trata de um ótimo lugar para o conhecimento, um verdadeiro achado. Muito obrigado à todos queridos e beijo no coração, ótimo episódio!
Valeu, @emersonteixeiralima:disqus! Coloquei o seu podcast na lista, vou ouvir logo mais.
Obrigado pelos comentários e espero ver você mais por aqui.
Abraço!
Já estou esperando o episódio sobre o Schopenhauer! Muito interessante as citações de Borges e particularmente, porque estou fazendo o doutorado margeando a questão das tecnologias digitais na educação, a discussão que vocês fizeram sobre as potencialidades e limitações do podcast.
Obrigado, @fbiofontanadesouza:disqus. Foi bem interessante a conversa. O Marcos Ramon tem um trabalho muito interessante no podcast Ficções, vale a pena conferir. Vai ser bem legal ter ele aqui pra falar sobre Schopenhauer.