6

#049 – Novela Brasileira e Filosofia, com Ronie Silveira – Filosofia Pop


Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Ronie Silveira, Doutor em Psicologia, Mestre em Filosofia e organizador de diversos livros para falar sobre a novela brasileira e Filosofia.

Outros episódios com Ronie Silveira:
Filosofia Pop #008 – Filosofia e Cultura Brasileira
Filosofia Pop #026 – Carnaval e Filosofia
Filosofia Pop #036 – Religiosidade Brasileira

Neste episódio temos um trecho do ensaio A Aura da Ironia, interpretados pela atriz Maria Elisa.

Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, leia este guia.

Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes.

Twitter: @filosofia_pop
Facebook: Página do Filosofia Pop
YouTube: Canal do Filosofia Pop
e-mail: [email protected]
Site: https://filosofiapop.com.br
Podcast: Feed RSS

Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop!


Sobre o Ronie Silveira

Ronie Silveira
Ronie Silveira é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor na Universidade Federal do Sul da Bahia.

Ronie editou diversos livros sobre Filosofia e Cultura Brasileira .

Site de Ronie Silveira
Site da Editora Fi
Livro O Carnaval e a Filosofia
Currículo Lattes


Comentados no episódio

1h20m50s – Indicações de livros, músicas e vídeos

Indicações do Ronie:

[Livro] Ronie Silveira – A novela brasileira e a Filosofia

Indicações do Marcos:

[Filme] A Negação do Brasil – O negro nas telenovelas brasileiras
[Livro] Renato Janine Ribeiro – O Afeto Autoritário
[Livro] Ismail Xavier – Coleção Encontros

Indicações do Murilo:

[Novela] Paraíso Tropical

Murilo Ferraz

Graduado em Ciência(s) da Computação, fotógrafo amador e agora podcaster

6 Comentários

  1. Não tive como não ouvir este maravilhoso programa sem lembrar do meu querido e noveleiro vô. Meu vô vai além do brasileiro médio que experimenta as novelas. Ele, assim como muitas outras pessoas de idade mais avançada, vivencia as novelas, tornando-as como parte de sua própria vida e é tanta a proximidade com que ele fala que é comum pensarmos que ele está falando de alguém de fato – pois para piorar muitas vezes ele inicia os relatos sem dizer do que está falando e ainda emenda uma novela na outra, como se tudo fizesse parte de sua própria vida. Sim, meu vô é um extremo, não é a regra, mas também não é um tipo incomum. Obrigada pelo programa e pelos estudos para tentar desvendar um dos fragmentos da filosofia brasileira!!

  2. Eai galera, beleza? Eu acho que vocês já devem ter respondido isso mil vezes, mas gostaria de saber como vocês indicam que pessoas de fora da universidade comecem a estudar filosofia.
    Acabo de comprar o livro Convite à filosofia. Leio ele por completo, direto, da primeira página à ultima?

    Estou meio eprdido. rs. Queria começar a estudar logo antes de entrar na faculdade, ver se realmente me interesso em estudar o assunto sozinho e tal…

    Abração

    • Oi João… o livro Convite à filosofia é indicado como uma bibliografia para ensino médio, como tentativa de socialização do conhecimento… neste sentido, acontece algo muito parecido em História ou Geografia: os conteúdos socializados no Ensino Médio são (em geral) bem diferentes daqueles que são estudados no Ensino Superior. Acho que talvez (não me lembro, não tenho o livro aqui agora), fosse interessante começar pela parte de lógica e argumentação. Mas como exercício de leitura pode ser interessante. Indicaria tentar sozinho um diálogo como o Banquete de Platão, acompanhado da leitura de algum livro de História da Filosofia (Anthony Kenny, Scciaca, Abbagnano…). Talvez um livro de introdução como o de Thomas Nagel e/ou Desidério Murcho fossem interessantes. Mas acho que tudo depende das questões que lhe interessam inicialmente.

      • Pô Marcos, valeu pela dica. Eu comprei o convite à filo porque tava na ementa da matéria de intro a filo da UnB. Vou dar uma olhada em algumas coisas por lá e irei atrás do banquete e algum de história, como você sugeriu. Eu me interesso muito por questões da construção do homem, ética, moral, princípios… coisas assim…
        Valeu, mano!

      • Pô, se é assim, tem um livrinho legal: Moral: uma introdução à ética do Bernard Williams. Abraço e siga em frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *