O Reitor da Universidade Técnica de Moçambique (UDM), Professor Severino Elias Ngoenha, foi distinguido no dia 11 de Novembro, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Brasil, com um Certificado de Reconhecimento de Mérito Académico.

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas realizou ontem (11) o seminário anual em homenagem a grandes nomes do pensamento africano. Em 2025, o evento foi dedicado ao filósofo Severino Elias Ngoenha, reitor da Universidade Técnica de Moçambique e um dos maiores intelectuais contemporâneos do país lusófono.
Transmitida ao vivo para Brasil e Moçambique, a conferência teve como tema “Das guerras coloniais às crises políticas atuais em África” e contou com a mediação da profª Ilka Boaventura Leite (Antropologia/UFSC).
Na abertura, o reitor Irineu Manoel de Souza destacou os intercâmbios entre UFSC e UEM:
“Essas parcerias tornam a Universidade plural e engajada com questões mundiais.”
A secretária de Relações Internacionais, Fernanda Leal, reforçou o papel do Instituto Kadila na construção de uma internacionalização epistemológica, não apenas geográfica:
“A filosofia africana rompe com paradigmas eurocentrados que ainda estruturam nossa universidade.”
O diretor do CFH, Alex Degan, leu o Certificado de Reconhecimento de Mérito Acadêmico, que define Ngoenha como:
“Intelectual de notável relevância, cuja obra inspira reflexões sobre ética, política, identidade e modernidade em contextos diversos.”
Em sua fala, o homenageado agradeceu instituições como a Universidade Pedagógica e a UEM, e lembrou sua formação em Roma, onde começou a criar currículos descoloniais, incorporando saberes africanos, latino-americanos e interculturais.
A reflexão central girou em torno dos legados da colonização e seus impactos nas crises políticas, institucionais e sociais da África contemporânea.
Participaram ainda como debatedores:
- Adna Cândido de Paula (UFVJM – Filosofia Africana e Afrodiaspórica)
- João Lupi (UFSC – História da Filosofia)
Desde 2022, o seminário do Instituto Kadila valoriza saberes africanos e fortalece laços interculturais. Em 2023, homenageou o Rei dos Ovimbundus (Angola).
📺 Assista à conferência completa: Link original da UFSC
#FilosofiaAfricana #SeverinoNgoenha #InstitutoKadila #UFSC #DescolonizaçãoDoSaber
Notícia completa aqui: https://noticias.ufsc.br/2025/11/ufsc-homenageia-o-filosofo-mocambicano-severino-elias-ngoenha/
