19

#008 – Filosofia e Cultura Brasileira, com Ronie Silveira – Filosofia Pop


Murilo Ferraz e Marcos Carvalho Lopes recebem Ronie Silveira, Doutor em Psicologia, Mestre em Filosofia e organizador de diversos livros para falar sobre Filosofia e Cultura Brasileira.

A ideia do podcast Filosofia Pop é trazer discussões filosóficas com pitadas de referências culturais.

Se você não conhece ainda a mídia podcast e tem dúvidas sobre como acompanhar o programa, veja este guia.

Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes.

Você pode também enviar um e-mail para contato@filosofiapop.com.br.

Ajude a divulgar nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook e avaliando nosso programa no iTunes.

Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop!


Sobre o Ronie Silveira

Ronie Silveira
Ronie Silveira é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor na Universidade Federal do Sul da Bahia.

Ronie editou diversos livros sobre Filosofia e Cultura Brasileira .

Site de Ronie Silveira
Currículo Lattes


Transcrição do episódio


Comentados no episódio

0h01m10s – Pauta principal
Sérgio Schaefer
(06/10/1946 Santo Cristo, Rio Grande do Sul – )
Fernando Azevedo
Fernando Azevedo
(02/04/1894 São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais – 18/10/1974 São Paulo, São Paulo)
Claude Lévi-Strauss
Claude Lévi-Strauss
(20/10/1908 Bruxelas, Bélgica – 30/10/2009 Paris, França)
0h63m50s – Indicações de livros, músicas e vídeos

Indicações do Ronie:

Livros

Música

Obra de Noel Rosa

Indicações do Marcos:

Livros

Drummond e a Filosofia – Sérgio Schaefer e Ronie Silveira
O Samba e a Filosofia – Renato Nogueira, Sérgio Schaefer e Ronie Silveira
Caetano e a Filosofia – Sérgio Schaefer e Ronie Silveira
O Futebol e a Filosofia – Ronie Silveira

Murilo Ferraz

Graduado em Ciência(s) da Computação, fotógrafo amador e agora podcaster

19 Comentários

  1. acabei de ouvir esse episódio.

    gostei muito, foi uma conversa muito agradável e bastante interessante de comparar o insight do professor ronie sobre alguns pontos com a perspectiva atual. o cansaço com a lentidão da democracia, o desejo por uma figura messiânica (eu ri nessa parte, ah, a ironia da vida).

    várias vezes, ao longo dos 8 episódios que já ouvi até aqui, tive vontade de fazer anotações porque são aulas mesmo e muito boas por sinal.

  2. Muito bacana o podcast de vocês, em especial esse com Ronie Silveira, fiquei muito contente em conhecer um pouco sobre o pensamento do mesmo, em breve dou retorno porque pretendo ler o livro Apresentação do Brasil!
    Um forte abraço e sucesso para vocês!

  3. Olá! Fiquei muito feliz ao me deparar com o podcast de vocês, comecei a ouvir os episódios, e virei fã em tempo recorde! Já assinei/adicionei todos os canais do Filosofia Pop, e já comecei a divulgar para os amigos e conhecidos. O trabalho de vocês é incrível, e merece crescer e ser divulgado! Muito obrigado pelo empenho de vocês, e pela boa qualidade do trabalho!

    Neste episódio em especial, eu senti uma alegria imensa, e até mesmo uma boa dose de orgulho de mim mesmo. Eu sempre defendi uma linha de raciocínio bastante parecida por essa mostrada aqui pelo professor Ronie Silveira, à qual eu cheguei basicamente de maneira empírica ao longo dos anos, mas nunca tive o embasamento teórico necessário para defendê-la da maneira apropriada. Os comentários e as indicações do professor e de vocês me ajudarão imensamente nessa “empreitada” daqui para a frente. Não tenho nenhum tipo de formação filosófica, e para gente como eu, ter contato com estas discussões em um formato tão acessível é um verdadeiro tesouro de conhecimento. Longa vida ao Filosofia Pop!

    • Olá, @pabloiacovazzo:disqus. Que bom que nosso trabalho está sendo útil para você. Fico muito feliz com o seu comentário.

      Também não tenho formação em Filosofia e estou aprendendo muito enquanto faço o podcast.

      Algo que a Filosofia me ensinou é ter sempre uma postura crítica, questionadora. A fala do Ronie enriquece bastante o conteúdo.

      Espero que continue acompanhando a gente.

      Abraço!

  4. Muito prazer! Conheci o podcast graças à indicação do Rafael Algures no MDM e gostei muito do trabalho de vocês!
    Sou formado em Filosofia no Brasil e, no momento, curso doutorado na Universidade de Nagoya no Japão e, recentemente, apresentei uma comunicação acerca da Filosofia no Brasil durante o Congresso Nacional de Filosofia do Japão e compartilho muito das opinões dele no que diz respeito à relação do Brasil com a Filosofia. Além disso, mesmo morando longe, concordo muito com a interpretação de que a sociedade brasileira tem demonstrado sinais de esgotamento com essa tal de democracia…
    No mais, parabéns pelo podcast e continuem com o ótimo trabalho!

    • Que legal, Felipe!
      Como é estudar Filosofia no Japão? Estudam autores japoneses, autores orientais ou mais a tradição filosófica ocidental?
      Obrigado pelo apoio, é sempre bom receber comentários dos ouvintes.
      Abraço.

      • (Agora me toquei que pareci meio pela-saco nessa auto-apresentação né… Foi mal… Haha)
        Então, a pesquisa por aqui é bem parecida com a que nós realizamos aí no Brasil também. O foco principal é em autores ocidentais embora haja um estudo bem forte da comparação entre autores ocidentais e japoneses (que é basicamente o que eu tenho feito aqui).
        Caso tenham interesse, acho que seria muito legal batermos um papo sobre a Filosofia Japonesa e a influência do pensamento ocidental no oriente.

  5. Achei excelente o podcast. Não conhecia o Ronie Silveira e achei que ele discutiu de maneira bastante sóbria e bela a situação e a condição da cultura brasileira. Achei excelente pois me promoveu diversos insights. Ainda não ouvi puramente os criadores do podcast então não posso julgar o trabalho de vocês, mas pretendo ouvir mais podcasts em breve!

  6. Realmente o sistema não é o mesmo, mas a ideia de aproximar a cultura com a filosofia é. O problema é que lá é um evento onde é preciso da minha presença física, aqui é muito mais cômodo, posso ter conteúdo no formato de podcast a cada duas semanas e além disso o conteúdo é sobre a minha cultura. Obrigado.

    • Que bom que está curtindo, Rafael. Se tiver alguma dúvida ou tiver algum comentário sobre o que é discutido nos episódios, sinta-se à vontade para comentar, sempre buscaremos responder.

      Abraço.

  7. Parabéns pela iniciativa, percebo que a questão da filosofia pop está começando no Brasil. Fui à um debate de filosofia pop, que sempre foi um interesse meu, na Itália, chamado popsophia, não me decepcionei. Resolvi, então, pesquisar algo à respeito no Brasil e fico feliz de ter achado algo parecido.

    • Obrigado, Rafael. Não conheço a popsophia da Itália e não sei se o Marcos conhece. Pretendemos trabalhar melhor em algum episódio o termo Filosofia Pop, tentar verbalizar o que estamos construindo neste espaço.

      Abraço

    • Não conheço o movimento de popsophia na itália, mas no Brasil não vejo a influência de lá. Já em 1984 no filme Cinema Falado, Caetano Veloso citava e criticava a proposição deleuziana de um “pop philosophy”. O livro de Charles Feitosa “Explicando a Filosofia com arte” de 2004, que ganhou o prêmio Jabuti foi um marco no uso do termo “filosofia pop”, o livro recente de Márcia Tiburi que tem este nome é outra apropriação… É possível també argumentar que a filosofia norte-americana não trabalha tanto com a distinção entre cultura e natureza e abre mais espaço para o pop… afinal o que é o pop?! Isso dá discussão, mas como diz o Charles Feitosa, existem diversas possibilidades…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *