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#079 – Poética Pragmática, com José Crisóstomo de Souza

José Crisóstomo de Souza

Marcos Carvalho Lopes recebe o professor José Cisóstomo de Souza para falar sobre poética pragmática.

Texto da Maria Elisa:

  • Vida democrática, vida de idéias e filosofia civil, de José Crisóstomo de Souza

Indicações

Compiladas por Sérgio Augusto

Indicações do José Crisóstomo de Souza:

[ARTIGO] O mundo bem nosso: antirrepresentacionismo poiético-pragmático, não linguístico – José Crisóstomo de Souza

[ARTIGO] Sobre o que pode ou não pode um ponto de vista prático em filosofia – Waldomiro José Silva Filho e José Crisóstomo de Souza 

[ARTIGO] Teses ad Marx  – Para uma Crítica ao (Não-)Pragmatismo de Marx – José Crisóstomo de Souza

[LIVRO] Philosophy as a Civil & Worldly Thing: From a Brazilian Critical-Historical Perspective – José Crisóstomo de Souza

Indicações do Marcos:

[SITE] http://www.jcrisostomodesouza.ufba.br/

[FILOSOFO] Paulo Arantes 

[LIVRO] Um Departamento Francês Chamado ULTRAMAR – Paulo Arantes

[LIVRO] De como fazer filosofia sem ser grego, estar morto ou ser um gênio – Gonçalo Armijos Palácios

[LIVRO] A Filosofia Entre Nós – José Crisóstomo de Souza

[LIVRO] A Universidade e a Vida Atual – Renato Janine Ribeiro


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Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

Murilo Ferraz

Graduado em Ciência(s) da Computação, fotógrafo amador e agora podcaster

2 Comentários

  1. Muito bom. Eu só não entendo essa fixação com o modernismo. E aqui eu não me dirijo estritamente ao Crisóstomo, mas a boa parte dos “renovadores” da nossa filosofia. Até parece que o Brasil nasceu com o modernismo, e até parece que tudo o que surgiu depois de 22 surgiu por causa do modernismo. Esse recorte eu acho bem problemático. No mais, muito bom. Tô no aguardo do Crisóstomo discutir menos a filosofia e discutir mais questões filosóficas mais interessantes, mas eu entendo que é difícil fazer isso quando a academia é como é.

  2. Muito boa essa perspectiva (civil) ampla de um ou + sentidos, mas q longe do relativismo “moderno” e fácil. E q também nos afasta da vergonha, ainda q alheia.

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