0

#108 – Afrocentricidade, Ergimino Mucale

Ergimino Mucale

Esse é o nosso episódio número 108 e recebemos o professor Ergimino Mucale para falar sobre “Afrocentricidade”.

O professor Ergimino Mucale é moçambicano, Possui mestrado em Mestrado em Filosofia pela Universidade Eduardo Mondlane (2017) e Atualmente é Docente nesta mesma universidade. Publicou o livro Afrocentricidade Complexidade e Liberdade que é o mote de nossa conversa.  

O Filosofia Pop é um podcast que aborda a filosofia como parte da cultura.

A cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, a gente vai continuar essa conversa com vocês. Intercalando com nossos episódios normais de quando em quando vamos apresentar episódios de entrevistas temáticas especiais. È o caso do episódio de hoje que faz parte  de uma série de entrevistas  que de forma intermitente estamos fazendo com pessoas que desenvolvem a filosofia africana nos PALOP. Esta série denominamos Djemberém.

Djemberém é um espaço em que se exerce a palavra (palavre) em busca de construção de consenso que restaurem a harmonia da comunidade.

O podcast filosofia pop está presente em outros canais da internet. Você pode encontrar os episódios, mais textos e informações no site filosofiapop.com.br

Tcholonadur é um projeto de entrevistas com pessoas que desenvolvem a filosofia africana fora dos espaços da lusofonia. O processo de entrevistas e tradução ainda está ocorrendo e os resultados devem ser publicados durante o próximo ano na página filosofiapop.com.br. No entanto, durante esse mês de Novembro, como uma forma de também comemorar o mês da consciência negra, disponibilizaremos semanalmente nas quartas-feiras (dia 4, 11, 18 e 25) as primeiras entrevistas deste projeto. 

Extra:

canção “Integração”, do botAfala

Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes.

Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

Marcos Carvalho Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *