2

#141 – Helena Theodoro, com Helena Theodoro

Esse é o nosso episódio número 141 e conversamos Helena Theodoro. O mote para essa conversa é sua tese de doutorado em filosofia, defendida em 1985 na Universidade Gama Filho, O negro no Espelho. Implicações para a moral social brasileira do ideal de pessoa humana na cultura negra.

 A tese descreve a pessoa negra a partir do que chama de “a ideologia do Axé”, destaca suas implicações morais e possibilidades civilizacionais. É, provavelmente, a primeira tese sobre filosofia africana defendida em um departamento de filosofia no Brasil.

Helena Theodoro é bacharel em Direito e pedagoga, mestre em Educação, doutora em Filosofia e pós-doutora em História Comparada. Pesquisadora da história e da cultura afro-brasileira e professora da UFRJ. Atualmente faz Pós-doutorado no IFCS/UFRJ /PPGHC (Programa de Pós Graduação em História Comparada). É Conselheira do FUNDO ELAS. Foi Coordenadora do Comitê Pró-equidade de Gênero, Raça e Etnia da Casa da Moeda do Brasil até junho de 2016. Foi Professora Auxiliar da Universidade Estácio de Sá. Atuou como Coordenadora da Pós-graduação de Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida(UVA). Participou da Comissão Julgadora do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nasicimento nas três edições 2011, 2012 e 2013, produzido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro/Cojira-Rio. Foi Vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro – CEDINE. Atuou como Vice-presidente do Fundo ELAS e como Jurada do Estandarte. de Ouro do Jornal O Globo durante 27 anos. Coordenou o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da FAETEC. É autora dos livros: Mito e Espiritualidade: Mulheres Negras(1996); Os Ibéjis e o Carnaval (2009); Caderno de Cultura Afrobrasileira(2009); Iansã, rainha dos ventos e tempestades (2010); e, Martinho da Vila – Reflexos no Espelho (2019).


O Filosofia Pop é um podcast que aborda a filosofia como parte da cultura.

A cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, a gente vai estar aqui pra continuar essa conversa com vocês. Intercalando com nossos episódios normais de quando em quando vamos apresentar episódios de entrevistas temáticas especiais.

Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes.

Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

Marcos Carvalho Lopes

2 Comentários

    • Essa conversa teve uma dimensão redentora: a professora Helena deixou bem claro como esse reconhecimento do trabalho feito era uma restauração berm mais importante.É uma felicidade poder construir essas pontes. Axé!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *