0

#150 – Sara Wagner York, com Haroldo André Garcia e Sara Wagner York

Marcos Carvalho Lopes e Haroldo André Garcia conversam com Sara Wagner York sobre sua trajetória como educadora, trangênero na educação.

Sara Wagner York

ou Sara Wagner Pimenta Gonçalves Júnior, mulher trans/travesti que é referência na área da educação no país e exemplo de representatividade LGBTQ.

Sara se apresenta na sociedade como mulher, pai e avó, no campo profissional, é Graduada em Letras – Inglês e Literaturas em Língua Inglesa (Licenciatura / UNESA), Pedagogia (Licenciatura / UERJ ) e Letras Português e literaturas (Licenciatura /UNESA). Ela também já atuou como voluntária por dois anos junto a ONG Britânica Sahir House no Reino Unido que atua em ações de inclusão de refugiados oriundos do Oriente Médio e África.

Além de seu trabalho acadêmico, Sara também desenvolve pesquisa em transmigrações, movimentos LGBTI+ e Educação (Escola pública, infâncias, crianças e adolescentes) e formação para educação democrática. Premiada com a Medalha ALUMNI da Universidade Estácio de Sá (2017) pelos trabalhos científicos desenvolvidos na instituição e atuação junto à comunidade, participa de grupos focais Trans/travestis, QUEER e CRIP.

Especialista em Escola de Tempo Integral e Orientação escolar, Supervisão Escolar e Inspeção Escolar. Titulada com um Mestrado em Educação – pelo GENI – Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e(m) Interseccionalidades na Educação e(m) Saúde, cujo pesquisas são norteadas pelo Prof. Dr. Fernando A. Pocahy – ProPEd – UERJ. Bolsista CNPq.

Haroldo André Garcia

Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio (2021) – com estágio doutoral no Departamento de Historia y Teoría del Arte da Universidad Autónoma de Madrid (2019-2020) através de bolsa de doutorado-sanduíche CAPES/PRINT; Mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pelo mesmo Programa de Pós-Graduação (2015) – com mestrado-sanduíche na Universidad Nacional de Rosario – Argentina (2014) através do convênio CAPES/CAPG; Graduado em Letras (Português/Espanhol e literaturas) UERJ (2005), Especialista em Literatura Hispano-Americana UFRJ (2007) e Gênero e Sexualidade UERJ (2014). É artista bailarino, professor e pesquisador, tendo atuado profissionalmente em companhias como a Lúmini Cia de Dança e a Cia Étnica de Dança e Teatro.


O Filosofia Pop é um podcast que aborda a filosofia como parte da cultura.

A cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, a gente vai estar aqui pra continuar essa conversa com vocês. Intercalando com nossos episódios normais de quando em quando vamos apresentar episódios de entrevistas temáticas especiais.

Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes.

Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

Marcos Carvalho Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *