0

194 – Direito dos Animais, com Maria Alice da Silva

Recebemos a professora e filósofa Maria Alice da Silva  para uma conversa sobre o Direito dos Animais, Positivismo jurídico, especismo e muito mais. 

A entrevista foi realizada por mim e pela discente do curso de direito Isabele Peres Silva, bolsista voluntária de iniciação científica da Universidade Federal de Jataí.


Maria Alice da Silva possui graduação em Filosofia (licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), Mestrado (2014) e Doutorado em ética e filosofia política (2018) no Programa de pós graduação em Filosofia pela UFSC. Atuou como Professora no departamento de filosofia da UFSC nas disciplinas: Ética e filosofia política, comunicação e filosofia e outras (2015 e 2016, 2019 e 2020). Tem experiência em Ética e Filosofia Política, principalmente nos temas que envolvem o Direito e também que incluem a relação dos animais humanos com outros animais. Esteve em período de estágio doutoral na Universidade de Santiago de Compostela-USC na Espanha, sob orientação do Dr. Oscar Horta por 6 meses em 2017 com financiamento da CAPES. Sua tese doutoral foi defendida com o título: Direitos dos animais sencientes. Perspectivas ética, política e jurídica a partir do conceito de direitos em Hart. É membra pesquisadora vinculada os grupos de pesquisas no CNPQ: Observatório de Justica Ecológica da UFSC (OJE) e do Laboratório de Ética Ambiental e Animal (LEA) da UFF. Autora do livro: Direitos animais, fundamentos éticos, políticos e jurídicos da editora Apeku (2020); Uma das organizadoras do livro: Animalidades. Fundamentos, aplicações e desafios contemporâneos da editora fi (2021) É membra do Coletivo Quilt, grupo auto-gestionado que atua em prol da justiça socioambiental por meio da educação. Nesse âmbito, desenvolve os projetos da plataforma de ensino “Aulas da Maria Alice” e “Espaço de saúde na Aldeia da Conceição: Espaço Lagoon”.


O Filosofia Pop é um podcast que aborda a filosofia como parte da cultura. A cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, a gente vai estar aqui pra continuar essa conversa com vocês. Intercalando com nossos episódios normais de quando em quando vamos apresentar episódios de entrevistas temáticas especiais. É o caso do episódio de hoje que é o segundo de uma parceria com o projeto de extensão Filosofia, Cultura popular e Ética, desenvolvido na Universidade Federal de Jataí.  

Lembrando que você pode encontrar o podcast filosofia popo no twitter, instagram, Facebook e outras redes socais. Nosso email é contato@filosofiapop.com.br


 Se gosta do conteúdo do podcast, apoio nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse, O endereço é  http://catarse.me/filosofia_pop. A contribuição mínima que pedimos ´de 5 reais mensais. Se você preferir, pode contribuir através de nosso pix, que é contato@filosofiapop.com.br. Se não pode contribuir financeiramente, ajude divulgando, comentando, indicando para amigos. Precisamos dessa força!


Dois recados que também gostaria de compartilhar:

Murilo Ferraz, um dos fundadores do podcast, conseguiu com Inteligência Artificial, fazer a transcrição de todos os episódios do podcast. Mas é claro que essas transcrições precisam de revisão para serem compartilhadas. Então, se você ouvinte tver interesse em revisar alguns episódios dessas transcrições, entre em contato com a gente.

O segundo recado é que está em prevendo no site da editora Peku o livro Entusiasmo dos Deuses: ensaios sobre filosofia e cultura popular brasileira que reúne textos sobre Cazuza, Caetano veloso, samba, telenovela brasileira, carnaval, futebol e cia. Se gosta da abordagem deste podcast, provavelmente vai gostar do livro. Ele já está disponível como ebook na Amazon. Confiram.

Twitter: @filosofia_pop
Facebook: Página do Filosofia Pop
YouTube: Canal do Filosofia Pop
e-mail: contato@filosofiapop.com.br
Site: https://filosofiapop.com.br
Podcast: Feed RSS

Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop!

Tocador de áudio

Marcos Carvalho Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *