1

Bons Festejos Neste Natal Pagão

ensaio de Severino Ngoenha, Carlos Carvalho, Giveraz Amaral, Eva Trindade

Uma das questões mais perturbantes e enigmáticas do ponto de vista moral, é sobre como o povo alemão (que nos deu Gutenberg, Lutero, Goethe, Kant, Beethoven e tantas outras figuras ímpares da cultura mundial…)  pôde ficar impávido e passivo diante da maciça deportação dos judeus em direcção aos campos de extermínio de Auschwitz e outros lugares tenebrosos meticulosamente planificados. Esta aporia constituiu o essencial da filosofia alemã pós-guerra, com referência especial para  Karl Jaspers, em volta do que se chamou a culpabilidade alemã.

Como Herodes, eles tentaram lavar as mãos com um lapidar “não sabíamos”. Como a dizer que eram tão indiferentes à sorte dos seus concidadãos judeus, que estavam cegos ao que lhes acontecia, mesmo quando eram despojados dos seus haveres, presos e metidos em vagões de comboio para destinos desconhecidos. Para caricaturar  Berthold Brecht, isso aconteceu até chegar a vez dos alemães, através de bombardeamentos russos e americanos, para os libertar da sua própria indiferença. Jean Paul Sartre, denuncia os massacres de Sétif, em que foram dizimados 70 mil argelinos, no mesmo ano em que nasceu o tribunal de Nuremberga; diante do silêncio da opinião pública o filósofo questiona, acusador – no estilo j’acuse de Zola – vamos poder amanhã dizer que não sabíamos? E no entanto foi o que aconteceu face aos massacres de Pol Pot (com a desculpa da rede de ferro), do genocídio no Ruanda ( negando os direitos humanos  aos Tutsis por uma suposta barbaridade e inferioridade dos africanos) ou na Birmânia (apesar da Prémio Nobel da Paz).

O postulado de Sartre interpela hoje a indiferença da opinião pública mundial; no nosso caso são os moçambicanos, todos, que  face à deportação em curso em Cabo Delgado ficam, como os alemães na época de Hitler,  impávidos e a assistir à tragédia que se vai consumindo.

Hannah Arendt, no livro Eichmann em Jerusalém, radicalizando Kant (que na obra A Religião nos limites da simples da razão, tinha falado do mal radical) considerou o nazismo como a banalidade do mal. Se aceitarmos com Sartre – e o existencialismo – que a vida de um homem vale tanto quanto a vida de muitos milhões, a banalidade do mal hoje está nas deportações de que são vitimas os nossos co-nacionais em Cabo Delgado. É um mal banal e sistémico que se faz, deliberadamente, em nome de doutrinas e práticas utilitaristas, de interesses (gás e petróleo), que  não hesitam em instrumentalizar crenças, pertenças étnicas, pobreza mas sobretudo coisificar, expulsar, levar à morte milhares, ou mesmo milhões, de homens, mulheres e crianças.

O problema não é o gás  ou o petróleo. O mal não está na natureza, não é metafísico; mas está em nós, nos nossos valores. Quando o poder, o dinheiro, autoriza tudo, até o assassinato dos Abeis pelos Cains de hoje, passamos a prática corrente.

Apesar das ladainhas, inúmeras, dos direitos humanos, o mundo parece indiferente à sorte destes novos judeus. Quando se lhes pergunta – até no parlamento europeu “onde está  o teu irmão?”, eles respondem como o Caim: ”porventura sou guarda do meu irmão?”. O cúmulo é que nós também, moçambicanos, parecemos indiferentes à sorte dos nossos ‘judeus’. Dormimos noites tranquilas e até enchemos as estradas das cidades para fazer compras de natal, para a família e para os amigos ocultos. Isto só acontece porque aqueles miseráveis lá longe, no norte, deixaram de fazer parte dos nossos afectos. Como para os alemães dos tempos de Hitler os judeus tinham deixado de ser parte da família e amigos, parece que também para nós, moçambicanos de hoje, os nossos conterrâneos de Cabo Delgado deixaram de ser parte da nossa família, deixaram de ser parte de nós.

Os que vão celebrar o Natal esperam no nascimento de Jesus e  ignoram ou fingem ignorar que, contrariamente ao carpinteiro do José que conseguiu fugir com Maria e o filho-Deus da ordem de matança de Herodes, os nossos carpinteiros, pedreiros, machambeiros, pescadores não conseguem fugir aos petro-cézares e os seus moçambico- cúmplices de hoje.

 Os que vão celebrar o natal, por favor, tenham a decência de não meter nenhum boneco na manjedoura;  Francisco de Assis, que fez o primeiro presépio, hoje  não o meteria, porque hoje não simboliza nada. Os Josés de hoje não  conseguem fugir com as suas Marias para o ‘Egipto’; a família, as famílias  santas estão deportadas, afogadas, dizimadas, massacradas pelos ‘romanos’ de hoje. Comam os vossos mafanjaras/manjares mas  não chamem aos vossos festins ‘ceia’: este conceito nasceu como sinónimo de hospitalidade, e como convite aos estrangeiros (metecos), ricos e pobres, de passagem a sentarem-se à mesa; mas hoje e aqui os nossos corações e vontades estão hermeticamente fechados, sobretudo para os mais pobres.

Não será Natale domini, Jesus não virá. Tudo o que se sabe dele é que foi uma criança humilde, que exaltava – nas bem aventuranças – os pobres do espírito e estava do lado dos oprimidos (James Cone) e que veio para disseminar a paz e a justiça, sobretudo para os mais humildes, isto é, tudo o que o Moçambique parece determinado a negar. Caberia ele nos nossos presépios dourados de coisas só materiais e da moda, mas muitas vezes  tão vazias de conteúdo que mais parecem pútridas e  estéreis?

Esse Deus parece grande demais para entrar e caber na pequenez desses presépios e festins feitos de coisas.

Então, por tudo isso e apesar da amargura, desejamos um feliz natal pagão a todos. Estas festas serão pois sem Jesus, num regresso aos  natais pagãos; porque no calor de Cabo Delgado as pessoas vivem o natal romano do solstício do inverno; ou, pior ainda, o  Zagmuk  da Mesopotâmia, onde se sacrificam  seres humanos…

Quando estivermos na mesa, em família,  a saborear o peru, com porto ou champanhe perguntemos se o que comemos não está contaminado, envenenado não só de partículas do alumínio da Mozal, do carvão da Vale, do petróleo e gás da Sasol, mas também do sangue dos nossos irmãos…

Rousseau dizia que o mal está em nós. O poeta W. H. Auden escreve em 1939 que “O mal tem sempre forma humana, partilha a nossa cama e come na nossa mesa”.

Então, bom natal para todos, para aqueles que esperam um Cristo que não há de nascer porque Herodes mandou assassinar todas as crianças em nome do império que ele chamava romano, mas que hoje, mais do que nunca, é, em absoluto, pecuniocrático.

Boas festas a todos, também para aqueles cujos festins serão regados de sangue daqueles tantos que decapitados ou deportados, destituídos ou despojados de bens, viúvas e/ou viúvos, mais órfãos sem amparo, que lhes permitem sentir-se satisfeitos pelo dever cumprido e pelos prémios recebidos que lhes permitem uma maior quantidade de bacalhau e de bebida à mesa…

Severino Ngoenha, Carlos Carvalho, Giveraz Amaral, Eva Trindade

Marcos Carvalho Lopes

Um Comentário

  1. Vocês encontraram o artigo da profa sobre o menos menos e mais? Não achei. Obrigado, abraço e parabéns pelo programa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *