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Experiência estética e ontologia social na literatura -I

Luís Kandjimbo |*

A experiência estética que as narrativas literárias, orais ou escritas, propiciam é transversal a todas as civilizações. Constitui um acontecimento através do qual os indivíduos e as comunidades, vivendo no mundo real, têm referências de outros mundos, os chamados mundos possíveis. Nesses mundos possíveis vivem almas, espíritos, pessoas extraordinárias e antepassados. Nas literaturas africanas, é um universo povoado por determinados tipos de personagens às quais são atribuídos nomes próprios e acções de pessoas humanas, passando a ser modelos de comportamento moral. Onde se encontra a fronteira entre o mundo possível e o mundo real? Lendo textos literários africanos, podemos obter algumas respostas.

Experiência estética

Num artigo publicado na revista “Diogène”, em 2011, o filósofo beninense Issiaka-Prosper L. Lalèyê avaliava o estado da reflexão filosófica sobre a experiência estética africana, tendo identificado uma verdadeira aceleração na desculturação-reculturação de África e, consequentemente, uma experiência estética africana em crise. Por essa razão, entendia que era observável a ausência de uma preocupação filosófica, à altura da efervescência e ebulição cultural, susceptível de elaborar fecundos conceitos e teorias que pudessem trazer soluções filosoficamente aceitáveis. O diagnóstico de Issiaka-Prosper L. Lalèyê exigia acções concretas da parte dos filósofos Africanos e Afrodescendentes: 1) explorar e reexplorar o património artístico em todas as suas formas, musicais, literárias, escultóricas e técnicas; 2) olhar para a experiência artística africana de modo a contribuir para a promoção da consciência sobre questões reais, visando a busca de soluções; 3) efectivar um diálogo entre filósofos Africanos e Afrodescendentes, através de estudos comparados e  intercâmbios que permitam identificar o património comum; 4) colocar a filosofia ao serviço de contribuições coerentes, suportando  diferentes discursos sobre a experiência cultural com soluções filosoficamente aceitáveis.

Reflexões

O artigo do filósofo beninense, Issiaka-Prosper L. Lalèyê, parece exalar um certo pessimismo, na medida em que a reflexão filosófica africana, no domínio da estética, não era propriamente um terreno deserto, nessa década. Em 1997, Jean-Godfroy Bidima tinha publicado, “L’art négro-africain”A Arte Negro-africana, um livro  sobre a estética da pintura e escultura africanas. Bidima provilegiava aí a dimensão do múltiplo, a diversidade de identidades e de escolas. Por escola ele entendia a  perspectiva artística a que correspondem lugares e origens de vários estilos.

De igual modo, a filósofa nigeriana Nkiru Nzegwu tem vindo a dedicar-se aos problemas das estéticas africanas. O capítulo “Art and Community: A Social Conception of Beauty and Individuality”, da sua autoria, no compêndio organizado por Kwasi Wiredu (1931-2022) “A Companion to African Philosophy” Compêndio de Filosofia Africana,  (2004), é prova disso. No dizer de Nkiru Nzegwu, o exame filosófico das convenções que regem a criação de algumas artes tradicionais africanas revela que a arte é percebida como intrinsecamente entrelaçada com outros aspectos da vida, centrando-se na comunidade. Neste sentido, conclui que a questão crítica na criatividade já não é o que constitui uma obra de arte. Pelo contrário, é a relação entre os objectos criativos e a vida social numa determinada sociedade. No domínio da reflexão filosófico-literária, Mary S. C. Okolo, tinha publicado, em2007, “African Literature as Philosophy”, Literaturas Africanas como Filosofia. No decurso do corrente ano, Nimi Wariboko publicou “Social Ethics and Governance in Contemporary African Writing Literature, Philosophy, and the Nigerian World”  Ética Social e Governação nas Literaturas Africanas Contemporâneas, Filosofia e o Universso Nigeriano.

Portanto, quando se trata de abordar os modos de existência das artes edas literaturas, a ontologia social não deixa de ser o campo para o qual se reconduzem as reflexões dos filósofos Africanos. Como se explica o facto de, em África, a experiência estética suscitar teorias que convocam conexões com a acção colectiva?

Literatura e acção colectiva

Em vida, o filósofo e crítico literário nigeriano Abiola Irele (1936-2017) escreveu abundantemente sobre as conexões da narrativa com a acção colectiva. Irele considerava que a arte da narrativa oral continuava a ser uma componente essencial da expressão imaginativa e da produção cultural em África, funcionando como fonte da consciência histórica de um passado comum, tendo em vista a celebração do pacto colectivo no presente.  Abiola Irele assim compreende que as formas da tradição literária oral africana estejam ao serviço daquelas estruturas da mente colectiva que serviam como narrativas explicativas do mundo.

Respondendo à questão formulada, Abiola Irele sustentava a sua posição com a seguinte base: 1)  a narrativa oral constitui um factor institucional da vida e da expressão social; 2) a produção cultural mantém fortes conexões com os processos sociais; 3) a arte narrativa permite estabelecer uma conexão fundamental entre a forma imaginativa e a dinâmica de  vida social subjacente à consciência colectiva; 4) as formas da narrativa oral assumem funções cognitivas, éticas e simbólicas; 5) o escritor, nas literaturas africanas modernas, toma as formas da oralidade como referência original do ser e da consciência africana.

Ora, tratando-se dos modos de existência do texto literário, a perspectiva de Abiola Irele constitui hoje uma abordagem clássica crítica e filosófica das literaturas africanas.  Estamos diante de uma tematização da intencionalidade colectiva, um problema da ontologia social da literatura.

Ontologia social

Qual é o objecto da ontologia social? Trata-se de um domínio relativamente novo da filosofia. Ocupa-se de questões que dizem respeito à coisa social, no sentido global, as diversas entidades do mundo que surgem da interação social. É o estudo da natureza e das propriedades do mundo social.

É um novo campo da filosofia que se vem desenvolvendo desde as décadas de 80 e 90 do século XX. O tema seminal é a intencionalidade colectiva. É o factor mobilizador da investigação. Admite-se que a obra inaugural, neste campo de investigação da filosofia, “Uma Teoria da Acção Social”, 1984, seja da autoria de Raimo Tuomela (1940-2020), reconhecido igualmente como a personalidade proeminente nos campos da intencionalidade colectiva e da ontologia social. No Ocidente, esse livro é considerado como a primeira teoria sistemática da acção social ao nível da filosofia. Tal como é apresentado na Enciclopédia de Filosofia de Stanford, a questão fundamental gravita em torno da tensão entre duas afirmações: a) a intencionalidade colectiva não é um simples somatório, agregado ou padrão distributivo de intencionalidade individual (Reivindicação de Irredutibilidade); b) a intencionalidade colectiva é possuída por indivíduos participantes, sendo que toda a intencionalidade que um indivíduo possui pertence-lhe (Reivindicação de Propriedade Individual). O desenvolvimento deste domínio da filosofia tem vindo a ser constituído por respostas às questões que decorrem daí.

Após a constituição da Sociedade Internacional de Ontologia Social, criada em 2013, surgiu a revista “Journalof Social Ontology” Revista de Ontologia Social, tendo Raimo Tuomela sido eleito o primeiro presidente da Sociedade Internacional de Ontologia Social. Quatro anos depois, sucedeu-lhe Kirk Ludwig, um membro pertencente à vaga das novas gerações.

Apesar de os “grupos sociais” representarem o tópico mais atractivo da ontologia social a que se juntam o dinheiro, as corporações, as instituições, a propriedade, as classes sociais, raças e géneros, interessam-nos outros tópicos, designadamente, os artefactos em geral, as obras literárias, a linguagem e o direito. Portanto, a ontologia social é o estudo dos elementos constitutivos e da construção da realidade social, compreendendo os grupos sociais, as instituições e as práticas sociais.

Mundos possíveis naliteratura e narrativa

A síntese dos problemas suscitados pelas literaturas africanas, que a obra de Abiola Irele bem condensa, já comportava a questão dos mundos possíveis na literatura e na narrativa, em especial, muito antes da década de 70 do século XX, embora a sua tematização não tivesse a base, nominalmente, na noção de mundos possíveis. No entanto, a história que é veiculada pelos manuais ocidentais omite a importância potencial que tem o acervo de textos, bem como os estudos literários africanos e a antropologia cultural africana.

Nas correntes que conformam as correntes dominantes da Europa e na América do Norte, considera-se que o primeiro especialista de literaturas a operacionalizar o conceito filosófico de “mundo possível” foi o crítico literário norte-americano de origem romena, Thomas Pavel(n.1941),com o artigo “Possible Worlds in Literary Semantics”, Mundos Possíveis na Semântica Literária, de 1975, republicado no seu livro “Fictional Worlds”, Mundos Ficcionais, de 1986. Em 1978, o filósofo norte-americano David Lewis (1941-2001), dá igualmente o seu contributo com o artigo “Truth in Fiction”,  Verdade na Ficção. Já o teórico da literatura checo, Lubomír Doležel(1922-2017), opera com o conceito de mundos possíveis com algumas cautelas, quando a partir de 1976 publica artigos que culminam em 1998 com o livro “Heterocósmica”.

Outro artigo seminal, “Les mondes possibles du texte” Os Mundos Possíveis do Texto, foi publicado em 1977 pela especialista italiana de semiótica, Lucia Vaina, tendo inspirado autores como Umberto Eco (1932-2016) que publicaria “The Role of the Reader” O Leitor Modelo, 1984. Seguiu-se a obra de Doreen Maître, “Literatura e Mundos Possíveis”, (1983).Em França, o conceito de mundos possíveis entra em circulação em  2010 com o livro “La Théorie Littéraire des Mondes Possibles”, A Teoria Literária dos Mundos Possíveis, editada por Françoise Lavocat. Na Europa do Leste, a abordagem filosófica dos mundos possíveis chega aos meios académicos pela mão do investigador checo, Bohumil Fořt que, em 2016, publicou “An Introduction to Fictional Worlds Theory”, Introdução ao Mundo Ficcional.Em finais da segunda década do presente século foi publicado “Possibles Worlds and Contemporary Narratology”,Mundos Possíveis e Narratologia Contemporânea, 2019, de que são autoras Marie-Laure Ryan e Alice Bell.

Mundo possível africano

Temos cultivado o interesse pela problemática dos mundos possíveis em vários domínios. Neste caso, importa referir o estudo dos ciclos épicos em África. Há o ciclo de epopeias históricas na África Ocidental, de que são exemplos a “Saga de Ozidi” da Nigéria, “Soundjata” e a epopeia mandinga “Kambili” do Mali e Guiné. No ciclo de “Kambili” celebra-se o herói lendário, Almamy Samori Touré, soberano Malinké que resistiu contra a presença colonial europeia. Por outro lado, existem as epopeias míticas na África Central e epopeias corporativas na África Austral. Angola inscreve-se no itinerário dos ciclos épicos míticos e corporativos destas duas sub-regiões com as narrativas orais das diferentes comunidades étnicas angolanas, cujas personagens centrais são auto existentes, geradas por si mesmas.

A leitura das narrativas míticas das literaturas orais angolanas, a sua escassa divulgação e ausência do cânone literário permite concluir que vão faltando reflexões de cariz crítico, hermenêutico e filosófico. Por isso, com o nosso próximo tópico de conversa traremos, por exemplo, os nomes próprios de alguns heróis épicos de narrativas angolanas. Destaco Kimalawezu Kia Ntumba-Ndala, personagem de narrativas da literatura Kimbundu. No horizonte, temos a perspectiva de realizar uma leitura e olhar cruzado, explorando os sentidos e as referências de outros dois heróis, nomeadamente,  Kalitangi da literatura Umbundu e  Nambalisita da literatura Nyaneka-Humbi. 

Conclusão

Tal como afirmava Abiola Irele,de igual modo, no caso vertente, a interpretação dos textos orais ou de suas versões escritas requer profundos conhecimentos sobre a cosmogonia e a concepção Bantu da pessoa humana, uma competente teoria dos nomes próprios e das personagens ficcionais que seja culturalmente contextualizada, reconhecendo-se a sua dimensão cognitiva, além da sua articulação com o mundo do sagrado, o conteúdo teleológico e a ordem cosmogónica que suscita o interesse das comunidades que ainda hoje cultivam a necessidade de reproduzir tais narrativas. Aí residem as conexões da narrativa com a acção colectiva, convocando deste modo um trabalho reflexivo que caracteriza a ontologia social, enquanto estudo da natureza e das propriedades do mundo social. Em suma, esse objecto que é um universo abrangente, englobando elementos que estruturam a realidade social em toda a sua complexidade.


*Texto publicado no Jornal de Angola, no dia 22 de Outubro, aqui republicado com a autorização do autor.


*Doutor em Estudos de Literatura e Mestre em Filosofia Geral pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é escritor, ensaísta e crítico literário, membro da União dos Escritores Angolanos. Foi membro do Comité Científico Internacional da UNESCO para a Redação do IX volume da História Geral de África. Presentemente é professor Associado da Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto. Tem participado em equipas de investigação de outras instituições, tais como a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Entre os seus mais de dez títulos publicados, destacam-se os seus dois últimos livros: Alumbu. O Cânone Endógeno no Campo Literário Angolano. Para uma Hermenêutica Cultural, Luanda, Mayamba Editora, 2019; Filosofemas Africanos. Ensaio sobre a Efectividade do Direito à Filosofia (Ensaio), 1ª edição, Ebook, Sergipe, Ancestre Editora, 2021.[Produção científica do investigador]



Publicado originalmente em 22/10/2023 no Jornal de Angola: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/experiencia-estetica-e-ontologia-social-na-literatura-i/

Marcos Carvalho Lopes

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