0

#121 – Joel Rufino dos Santos

Esse é o nosso episódio número 121 e recebemos Wilson do Nascimento Barbosa e Amauri Mendes Pereira para uma conversa sobre Joel Rufino dos Santos.


Wilson do Nascimento Barbosa

nasceu em 1941, no Rio de Janeiro. Formou-se em História pela antiga Universidade do Brasil. Depois de morar no Chile, vai para a Suécia, onde se graduou em Economia e Estatística pela Universidade de Lund. Lá obteve seu doutorado em História Econômica, com a tese Brazil: an overview of the Brazilian Economy, 1940-1980, sob orientação de Lennart Jörberg. Um resumo da tese foi traduzido para o português sob o título de Crescimento Econômico e Políticas do Governo: Brasil, 1940-1980.

Com a redemocratização, Barbosa voltou ao Brasil, depois de ter estado no Chile, Suécia e Moçambique, onde trabalhou como economista no Ministério dos Transportes do governo socialista da FRELIMO. Em 1988, foi aprovado no Concurso para a disciplina de História Moderna do Departamento de História da FFLCH-USP.

Neste departamento, defendeu tese de livre-docência intitulada A Crisálida: Aspectos Histórico-Econômicos do fim da Escravidão no Brasil, 1850-1888. Em 2006, tornou-se professor Titular de História Econômica. 

Wilson do Nascimento Barbosa orienta dissertações e teses nas áreas de História Econômica e História Social, é fundador e coordenador do Núcleo de Economia Política e História Econômica (NEPHE – 1996-); também coordena o Núcleo de África, Colonialidade e Cultura Política (NEACP – 2006-), esses dois círculos reúnem seus orientandos e ex-orientandos. O professor, desde sua volta ao Brasil (1985), até sua aposentadoria (2011) deu 114 cursos semestrais de graduação e pós graduação e proferiu 153 palestras e conferências. Ele encerrou suas atividades em 31 de dezembro de 2017.

Site pessoal: https://sites.google.com/site/dnbwilson/home

Amauri  Mendes Pereira

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, especialista em História da África pelo Centro de Estudos Afro-Asiáticos (CEAA) da Universidade Candido Mendes (UCAM), e graduado em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre 2001 e 2003 foi pesquisador do Centro de Estudos Afro-Asiáticos e, de 2003 a 2005, do Centro de Estudos Afro-Brasileiros, ambos da UCAM. Desde 1999 é professor no Curso de Pós-Gradução Lato Sensu em História da África e do Negro no Brasil (CEAA-UCAM). Tem experiência em pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Educação, Ciências Sociais e História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da África; Diáspora Africana nas Américas; Teoria Social e Estudos de Relações Raciais; Educação e Questão Racial no Brasil; Movimento Negro e Movimentos Sociais. Foi presidente do IPCN-Instituto de Pesquisas das Culturas Negras-RJ, e Diretor da ABPN-Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. Atualmente é Professor Adjunto do DTPE-IE-UFRRJ e do PPGEduc- Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRRJ.


O Filosofia Pop é um podcast que aborda a filosofia como parte da cultura.

A cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, a gente vai estar aqui pra continuar essa conversa com
vocês. Intercalando com nossos episódios normais de quando em quando vamos apresentar episódios
de entrevistas temáticas especiais.

Se você curtiu o episódio, deixe seu comentário. É muito importante termos o retorno dos nossos ouvintes.

Vamos nos encontrar aqui a cada duas semanas para iniciar conversas filosóficas, sempre às segundas-feiras, e continuar o papo com vocês nos comentários e redes sociais.

Marcos Carvalho Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *